10/02/2011

A ESCOLA....MAIS UMA VEZ....AINDA BEM

DESTA VEZ FOI O TÓQUIM CALHANAS QUE FOI AO SACO DOS RETRATOS E LÁ DESCOBRIU ESTAS DUAS FOTOS. A EMOÇÃO COM QUE ENVIOU ESTAS RELÍQUIAS, ESTÁ BEM "VISIVEL" NA SUA MENSAGEM, QUE EU PASSO A TRANSCREVER PARCIALMENTE. ASPAS Boas Vasco .............. tenho navegado nessa pagina recordando com muito prazer outros tempos,e como encontrei umas fotos da minha escola e parece-me que ainda lá não estão nenhumas iguais. Chamo-me Antonio Calhanas,(Tó Calhanas ou o Tóquim),morei na Rua dos Logistas e depois passei para a Rua 23 e das fotos que anexo neste mail lembro-me do Romão,do Tibério,do Rego,etc. Se não for pedir muito coloque-as no Blogue. .......................................................................................................................................................... Na verdade era a escola do Bairro,(dos rapazes) junto ao jardim da igreja,o ano deverá ser 1959/60 pela idade que a Senhora minha mãe escreveu assinalando a minha posição na foto (Tóquim com 6 anos). A Sra Professora era a Dona Pessidonia,(parece-me que será assim que se escreve),e morava na alameda junto ao Telheiro,quem sobe do lado direito. Nessas fotos esta o Romão,mesmo ao meu lado,e os outros eu lembro-me deles ,mas não do nome. As fotos correspondem á primeira e segunda classe andando nesse mesmo ano o meu irmão com o Professor Pinhão que morava na Rua dos Eucaliptos. A Continua da escola era a "Menina Rosinda" ,de quem nós muito gostávamos,e que era minha vizinha,enfim o Bairro era uma familia,o Galego,o Estrela,o Sr Paulo (sapateiro no largo da farmácia),a peixaria junto a um belo jardim onde é hoje a praça,o Fernando,a papelaria a Zezinha,o lugar da Dona????? junto ao Estrela,e para não ser muito maçador termino com o Xico da "estancia"onde ia aos pregos e parafusos. Vasco um grande abraço e mais uma vez TKS .A.Calhanas ASPAS ASPAS.................................................................................................................................................................... POIS O TÓQUIM JÁ NÃO SE LEMBRA QUE ERA O LUGAR DA DONA ROSA!!!!! TAMBÉM NÃO SE LEMBRA DO NOME DAQUELES MIÚDOS TODOS......JÁ AGORA PODIAMOS DAR UMA AJUDA......VAMOS A ISSO; QUEM SOUBER OS NOMES FAÇA FAVOR DE DIZER!!!!

5 comentários:

  1. Toquim, que feliz fiquei por relembrar-te assim tão pequenino. Por ter notícias tuas. Estou no Porto a viver e gostava muito de te falar. Diz à tua irmã que te dê o meu telefone (penso que ela ainda o deve ter) e liga.
    Um beijo cheio de saudades
    Lurdinhas

    ResponderEliminar
  2. Olá Toquim
    Tambem sou filha do Bairro mas nao me lembro de si.
    Fiquei feliz ao verificar que alguem ainda tem fotos dos meninos da escola onde eu tambem andei.
    Sou irmã do "Vitor Barros" o 4º menino de bata branca na fila do meio do lado esquerdo.
    Lembro-me muito bem desta professora "Psidónia" e da continua "Rosa" apesar de serem da escola dos rapazes.
    Sei que o meu irmão esteve com esta professora até á 4º classe se não me engano.
    Era uma excelente professora.
    Eu andei na escola do lado onde tambem andou a "Milu" de quem sou amiga, e sua mãe era continua na escola dos rapazes "Rosinda" de quem muita gente se lembra concerteza, muito adorada por nós e por todos os alunos.
    Obrigado por publicar esta fota que me trás muitas recordações.
    Um abraço da Isa.

    ResponderEliminar
  3. Olá sou Júlio oliveira nasci na rua 6 nº 21 em 1950 era conhecido por juca estou na 2º foto, de bata, 4º fila lado direito, de ti não me recordo mas sei pelo menos de 2. Rocha está na 4º fila 3º lugar o Palma 3º fila é o 4º a contar da direita. recordo-me das caras mas nomes é que não. o nome da professora tambem não. seria na 1º ou 2º classe.o resto andei na minha amiga Nazaré que era muito amiga do Prof PINHÃO muitos rebuçados ela comeu à conta dele, e a malta depois é que pagava. mas enfim tempos muito bons, quando vejo este BLOGUE faz-me lembrar os tempos de miúdo que é tão bom.quando vi a borboleta, se me lembro... trabalhei na casa silva depois de sair da escola e era eu que a entregava de porta em porta em todo o bairro por isso recordo-me bem. Um grande abraço a toda a miúdagem do bairro da encarnação. com muitas saudades da chinchada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olà Julio , opa tenho a mesma idade que tu sou de 1950 tb , mas sinceramente nao me lembro de ti , lembro do Rocha (careca) e tambem tal como tu a minha professora era a D Nazaré, muito bonita professora , tambem me lembro de ver ela a comer os rebuçados que o diretor Pinhao lhe dava hahahahaha , e nao sei se estavas na mesma que eu , um dia entramos e estavamos a espera que ela entrasse na classe, entao o Rocha , e outros , meteram-se atràz da porta e todo aquele que entrava levava com a cana da india , hehehehe so que quem entrou foi a D Nazaré e catrapumba com a cana , e agora hem ? hehehehe umas reguadainhas até aqueceram as maos , rsrsrs um abraçao amigo sou o Ascençao João

      Eliminar
  4. Na 2ª fila do lado Dtº da Professora, o primeiro de camisola branca é o meu irmão Carlos Ribeiro(alcunha o Nhonhas)da Rua 7 nº 15.

    ResponderEliminar