Desta vez foi o nosso amigo, Chico Maia, que foi ao baú.
No meio da papelada que ia deitar fora, encontrou esta pérola….
É o Boletim Paroquial de Agosto/Setembro de 1959.....tinha eu 15 anos !!!...Tu tinhas pouco mais ou pouco menos ! Apenas interessa saber que o nosso Bairro tinha Luz ..Vida e sobretudo Esperança !!
Este é o "logótipo" do Boletim Paroquial. …..Além da imagem da igreja e o nome do Bairro que Ela serve…..aparece um avião !!!! Será que era uma analogia à expansão da Fé ….para ir depressa a todo o mundo ???...… De facto é uma verdade indesmentível …...o Bairro está e estará ligado umbicalmente ao Aeroporto.
Mas este Boletim foi útil, pois além de cuidar da "alma" também se preocupava com o "corpo" dos seus paroquianos !!!... Sejamos agnósticos, ateus ou não, nunca podemos negar a importância que ESTA igreja teve em todos nós. Aqui fica o meu agradecimento público, estando convicto que muitos/as, se juntarão.
Vejamos o texto da sua primeira página, :
As férias…!!!o descanso….o relax…….
A página 2 , incentiva a juventude a desenvolver os seus conhecimentos.
Eis os senhores doutores do mês ;
Aqui estão algumas das "provas" para o mês corrente
ainda de destacar nesta página, a gentileza do Sr Governador, com um cheque de 3 000$00, e a dedicação sempre presente do nosso saudoso Manuel Casimiro, já algumas vezes referenciado neste Blogue.
A página 3 além de conter uma agenda paroquial, dá a conhecer como se está a processar a recolha de fundos.
Mas "pasme-se"..!!!..um anúncio de um Centro Comercial !!!!! antes dos anos 60...no Bairro da Encarnação !!!!! Aliás...convém chamar a atenção da diversidade de "anúncios" nestas páginas e nas que se seguirão, bem demonstrador da "riqueza" social deste nosso Bairro.
Para os entendidos estes pormenores, ou pormaiores, refletem algo desta nossa pequena sociedade isolada, junto ao aeroporto, e tão aberta para o mundo, para aquilo que era novo !
Mas estejam atentos, pois brevemente aqui apresentaremos mais informação destes documentos !!
Este documento é o reflexo da obra dinâmica que o primeiro pároco da nossa igreja do Bairro deixou. E não só no Bairro da Encarnação, mas também em Moscavide, Santa Isabel e Campo Grande. Acabou os seus dias no Telhal, vencido pela doença de Alzheimer...Que descanse em paz!
ResponderEliminarEstes documentos, são a meu ver, a prova inequívoca de que o progresso, o futuro, a civilização, não eram letra morta, antes pelo contrário!
ResponderEliminarCada vez que os meus amigos me possibilitam retroceder nos áureos tempos do “nosso Bairro da Encarnação”, mais me entristece em ver a degradação, e o abandono a que tem sido palco “Queluz” que em tempos que já lá vão, a perder de vista, dava imenso gosto de viver!
Queluz, foi o destino que os meus pais quiseram (de má memória) tomar para a nossa vida futura!
Longe de mim, querer-vos maçar com os meus apontamentos (blog) criteriosos desta abandonada terra (Queluz), que de cidade, apenas tem o nome, porque de resto, o futuro é incerto, e duvidoso tem sido o progresso!
É nestes momentos, que me vem á memória das mais de seis dezenas de anos que vou tendo, a minha juventude em particular, e o Bairro da Encarnação em geral!
É nestes momentos também, que gostaria que a vida me pudesse permitir, um replay da minha juventude no seu todo!
Sonhar é fácil!
Ficam as memórias …
Obrigado, por todos estes “retalhos” da minha infância, e juventude!
Considero o Padre Armindo muito evoluído em relação ao seu tempo.
ResponderEliminarPelas obras deixadas nas paróquias onde exerceu a sua
vocação,demonstram bem esta minha afirmação.
O Santo Padre tem em mãos autorizar o fim do celibato nos padres.Estou
convencido que o Padre Armindo aprovaria favoravelmente.
Cumprimentos.
Fernando Hipólito.