21/04/2010

INAUGURAÇÃO DA IGREJA, E PRIMEIRA PEDRA

.................................................................................. TOCAM OS SINOS............DLIM DLÃO, DLIM DLÃO. AQUI RECORDAMOS O DIA DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA DO NOSSO BAIRRO.PENSO QUE FOI EM 1950 OU1951. INDEPENDENTEMENTE DAS CRENÇAS OU NÃO, ESTA IGREJA TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE LOCAL. O JARDIM SÓ MUITO MAIS TARDE APARECE. PARA QUE CONSTE ESTA FOTO FOI ENVIADA PELO BILÉU. +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ DIZ O PORTUGUÊS QUE "O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO".....E O CAMINHO DA HISTÓRIA FAZ-SE PELA SUCESSÃO DE FACTOS E SEUS REGISTOS. AQUI TEMOS UM CONJUNTO DE RELÍQUIAS, QUE NOS PERMITE "FAZER HISTÓRIA" HOJE ESTAMOS A 01 DE JUNHO DE 2010. RECEBI DA NOSSA QUERIDA AMIGA MANUELA CASIMIRO, UM DOCUMENTO ELABORADO PRECISAMENTE A 01 DE JUNHO DE 1950, (SÃO 60 ANOS) ONDE UMA COMISSÃO LIGADA À CONSTRUÇÃO DA IGREJA, INCENTIVA A POPULAÇÃO A ASSISTIR AO ACTO SOLENÍSSIMO DO LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA QUE SE "REALIZARÁ A 11 DE JUNHO." INDEPENDENTEMENTE DE CRENÇAS RELIGIOSAS OU NÃO, ESTA COMISSÃO DE HONRA MERECE O NOSSO AGRADECIMENTO PELO EMPENHO NA DIVULGAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA TÃO NOBRE ACTO E QUE SEGURAMENTE CONTRIBUIU PARA DIVULGAÇÃO E CONSEQUENTE DESENVOLVIMENTO DO BAIRRO. NÃO PODEMOS IGNORAR QUE HÁ 60 ANOS ATRÁS TODOS ESTES EVENTOS TINHAM UM PESO ENORME, POIS A SOCIEDADE ERA OUTRA........AS CONDIÇÕES SOCIAIS E CIVIS NADA TINHAM A VÊR COM O QUE HOJE SE PASSA. ISTO É PARA O BAIRRO E O MUNDO EM GERAL.............................CALCULEM....NEM SEQUER SACOS DE PLÁSTICO HAVIA,AUTOMÓVEIS NO BAIRRO ...MUITO POUCOS. AQUI FICA O REGISTO. INCLUÍ ESTES DOCUMENTOS NO ESPAÇO DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA, EDITADO EM ABRIL, PORQUE APESAR DE SEREM DOCUMENTOS EDITADOS EM DATAS DIFERENTES, ELES COMPLETAM-SE. ESPERO QUE GOSTEM E QUE ESTEJAM DE ACORDO.

8 comentários:

  1. Que fotografia tão bonita!
    Talvez mais por aquilo que nos faz recordar...
    Mas reparem bem como se via o rio lá longe.E nem uma casa, muito menos prédio..., se vê no horizonte!
    Engraçado que não me lembro desta fase, mas lembro-me de quando ainda havia um buraco neste sítio, antes ainda dos caboucos.

    ResponderEliminar
  2. Inédita!
    Eu lembro-me daslongas filas em que estava para me ir confessar.... Durava uma tardinha interia de Sábado!!
    ME

    ResponderEliminar
  3. Só do Bileu, a que poderia sair esta linda imagem, embora nessa altura estava-mos nós aí com uns 4/5 anitos, e só passados mais uns 3 é que começamos nos lobitos e por aí fora, um grande abraço ao proprietário da foto, embora sejamos todos e outro para o técnico do blog.

    JOSÉ RICARDO

    ResponderEliminar
  4. A foto está extraordinária, até porque, sendo a preto e branco, parece que o céu está colorido. E eu, pessoalmente, não me lembro de ver o rio ali daquele sítio. Pudera, ainda era tão pequenina que naturalmente não tinha ainda altura para conseguir atingir esse ângulo de visão.

    ResponderEliminar
  5. Casei com a Maria Helena Cipriano, na Igreja de Sto.Eugénio do nosso Bairro em 1963
    Beijos e abraços para todos
    Edgar

    ResponderEliminar
  6. Nesta altura ainda não tinha nascido mas recordo-me muito bem dos meus pais(Victor Alves e Ermelinda Alves) e vizinhos do lado(Sr Renato e D. Madalena) falarem da inauguração da Igreja e de inclusive terem os seus nomes na 1ª pedra. Tenho um boletim paroquial dos 1º anos com o anúncio de um casamento de uma pessoa da família.

    ResponderEliminar
  7. Eu só vim para os Olivais Norte em 1963, com os meus pais que ainda têm uma loja (a minha mãe), em frente à Praça Norte. Na Igreja de S. Eugénio fiz a 1ª comunhão e a comunhão solene. Qualquer dia mando uma foto. Eu ainda sou um "jovem" de 50 anos.

    Joguei muitas "futeboladas" no jardim da igreja.

    Foi numa das capelas da Igreja, o velório do meu pai, em 1998.

    Ainda agora, de vez em quando, vou à Igreja com a minha mãe.

    ResponderEliminar
  8. OLÁ MIÚDOS:
    EU CASEI NESSA IGREJA NO DIA 10 DE JUNHO DE 67 TAMÉM FOI LÁ O VELÓRIO DOS MEUS QUERIDOS PAIS. A MELHOR LEMBRANÇA QUE TENHO DESSA IGREJA É O QUE NÓS CHAMAVA-MOS DO SANTO SACRIFICIO DA SAÍDA DA MISSA, QUE CONSTAVA EM ESTAR-MOS SENTADOS NOS BANCOS DO JARDIM A VER AS BELAS MENINAS DO SOSSO TEMPO, COM AS NOSSAS VIOLAS A DAR NAS VISTAS E OS PAPÁS A NÃO DEICHAR AS MENINAS OLHAREM.
    COMO A VIDA TINHA INTERESSE E TANTO SIGNIFICADO QUANDO ALGUMA CONSEGUIA A MEDO OLHAR, AQUELE DOMINGO ERA BEM DIFERENTE PARA TODOS Ó SE ERA
    UM ABRAÇÃO PARA TODOS.
    NELSON CARMONA 2010/06/01

    ResponderEliminar