17/03/2011

SEGUNDO ANIVERSÁRIO

HOJE ESTE BLOGUE FAZ HOJE DOIS ANOS YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY Ainda é muito novinho. Precisa de aprender muito. Precisa de ser mais forte. Precisa de ser mais divulgado. Precisa de ser mais participado. Precisa de ser mais comentado. Precisa de ter mais amigos. Precisa de evoluir técnicamente. Precisa de ouvir opiniões. Precisa da ajuda de todos. Precisa imenso de muitas coisas, garantindo sempre o seu ADN que, até aqui foi e continuará a ser, imagens , que se identifiquem com a Sociedade no seu todo. Teremos sempre como referência os primeiros habitantes, que souberam construir uma comunidade ; Homens e Mulheres dos anos 50, oriundos de todas as camadas sociais (não gosto do termo). A propósito dos anos 50, não posso deixar de divulgar um texto da Clara Ferreira Alves: YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYForam estes Homens e Mulheres ,Aventureiros, Não resignados, Combativos, Independentes, vindos ao mundo destinados, a criar, e a semear. Homens e Mulheres que souberam criar os seus filhos. Homens e Mulheres que criaram uma comunidade que hoje é o orgulho não só dos netos mas daqueles que,sem saberem como tudo começou, admiram e respeitam tudo que envolve o Bairro. Homens e Mulheres, com sonhos,, vindos de muitos lados, concentrados praticamente numa ilha. (Não havia transportes públicos. (mais perto era Alvalade ou Areeiro). Ir a pé não era um exercício….era uma necessidade…uma obrigação!!!. Carros particulares, ninguém os tinha. Bicicleta…. Alguns.) Homens e Mulheres que envelheceram uns ao lado dos outros. Homens e Mulheres que recusaram o fácil, quando lhes diziam “ vem por aqui”. Homens e Mulheres que só iam por onde lhes levavam os seus próprios passos e sonhos. Ao reler estas linhas, por muito paradoxo que seja, e talvez por isso mesmo, lembrei-me de um poema, que evidencía a irreverência , repúdio e revolta por tudo que é a “boa regra, usos e costumes”. Talvez fosse a esta fonte onde os primeiros habitantes foram encher os seus cântaros de sabedoria. Tomo a liberdade de vos convidar a ouvir um dos mais belos poemas da nossa literatura.

18 comentários:

  1. Parabéns Vasco, pelos 2 anos do Blogue e pelos magníficos documentos com que ilustraste esta publicação.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Vasco.
    Foi pela curiosidade da Stella e pela vontade do Vasco fazer este blogue, que reencontrei os "Miúdos" da minha infancia e juventude.
    Vê-los ou revê-los, falar com eles (coisa que quando pequena não fazia...era muito envergonhada!) e os almoços de Maio, são uma boa maneira de ultrapassar a venda da minha casa!
    Nasci ali, mas vou continuar por perto !
    Tenho muitos amigos no Bairro e voltarei lá muitas vezes.
    Obrigada Vasco.

    ResponderEliminar
  3. PARABENS PELOS DOIS ANOS DO NOSSO BLOGUE E PELA IDEIA "SUPER LUMINOSA" DE FESTEJAR COM FOGO DE ARTIFÍCIO QUE ADORO COMTEMPLAR!!!!! BEIJINHOS PARA TODOS OS "MIÚDOS" UMA ANÓNIMA MUITO ATENTA.

    ResponderEliminar
  4. OLÁ A TODOS "miúdos" GOSTAVA MUITO Que A JUVENTUDE DA PARTE SUL DO BAIRRO PARTICIPACEM OU TIVESSEM CONHECIMENTO DESTE BLOGUE. QUE É FEITO DA PAVOEIRO? E DA GRACINDA? E DO ALFREDO E O FERNANDO QUE MORAVAM NA RUA22.

    ResponderEliminar
  5. BOM DIA MENINO VASCO, SE ÉS TU O PAI DA CRIANÇA
    TU ESTÁS DE PARABÉNS, O MENINO JÁ TEM DOIS ANOS JÁ ANDA, COMO E BEBE SEM MUITAS AJUDAS, ESTÁ A CRESCER ESTÁ QUASE UM HOMEM BENZO DEUS MEU LINDO. QUANTO HÁ POUCA PARTICIPAÇÃO DO SUL TEMOS DE PEDIR AJUDA AO CAMARADA HIPÓLITO ELE TEM MUITOS MAILS DA CANALHA VAMOS POR ESSA MALTA A MEXER, VAMOS LÁ LEVANTAR O RABINHO E PARTICIPAR NISTO QUE É NOSSO.
    OBRIGADO VASCO E A TODOS QUE TEM PARTICIPADO,
    PARABÉNS A TODOS E BEM HAJAM.
    Nelson Carmona

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Vasco,
    Bendita seja esta tua carolice que tão bonitos frutos tem gerado. Os meus efusivos aplausos para as escolhas comemorativas do aniversário, de muito bom gosto. Prometi participar contando uma história dos verdes anos, o que farei assim que o sismógrafo da inspiração atingir os 8 da escala de Richter.
    Viva o BAIRRO

    ResponderEliminar
  7. NÃO NASCI NO BAIRRO MAS JA TENHO 45 ANOS DO MESMO E TENHO UM ORGULHO IMENSO DE LER COISAS E
    REVIVER CONTADAS POR AMIGOS VIVOS DE TANTOS ANOS
    PARABENS AO VASCO POR ESTA IDEIA E A TODOS OS
    JOVENS QUE POR AQUI ANDAM UM FATERNO ABRAÇO.E JÁ AGORA TEM PIADA QUE EU TAMBEM FAÇO ANOS HOJE
    62 MAS SO PELO BI PORQUE EU NASCI EM 17FEV1949 MAS NA ALTURA ERA MUITO CARO OS REGISTOS FORA DE
    TEMPO ENTÃO REGISTARAM-ME ter nascido 17MAR1949

    ResponderEliminar
  8. Vasco
    Um grande abraço. Vasculhei nos arquivos do meu pai e encontrei três albuns de fotografias que um dia destes partilharei contigo para ver o que interessa publicar aqui no blog.
    João Cláudio Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  9. olá Vasco! Ola amigos/as
    Antes de mais os meus agradecimentos pela iniciativa e pela ua sustentabilidade. Tem sido muito bom encontrar pessoas atraves desta iniciativa e rever momentos do passado alguns dos quais já estavam um pouco adormecidos na memória.
    Votos de muitos anos de vida e com muita partilha. Tenho sido pouco activa nessa partilha mas tenho seguido este site religiosamente.
    Um abraço a todos/as
    Maria Eulália

    ResponderEliminar
  10. Olá Vasco. Parabéns pela bela idéia que tiveste de criar uma boa forma de contactarmos e matarmos saudades do nosso belo BAIRRO. Que assim se mantenha por longos anos.
    Grande abraço
    Camané

    ResponderEliminar
  11. Parabéns!

    Parabéns a este blogue que permitiu que eu conhecesse duas pessoas maravilhosas (e um cãozinho! ;D ) que me ajudaram imenso no trabalho para a faculdade, que foram tão compreensivos e tão pacientes comigo e com a minha colega! :) Aprendi imenso sobre o Bairro que nunca descobriria doutra maneira. Espero que continuem o óptimo trabalho sobretudo com muita alegria!
    Agradeço tudo,
    Filipa Tato

    ResponderEliminar
  12. Vasco, tenho sido muito pouco participativa, porque infelizmente não tenho nada que possa contribuir para o enriquecimento do blog. Cresci no Bairro até aos 15/16 anos e quando mais tarde regressei, foi por pouco tempo. Mas tenho-o enraízado no meu coração. Quando posso, se estou em Lisboa e tenho o carro, vou até aí, corro a parte Norte e Sul e em cada canto encontro uma recordação. Sinto como se ele me chamasse e dissesse, regressa, fazes parte dele, é aqui que deves estar. Quem sabe, se um dia isso não acontece? Parabéns Vasco, por não deixares cair no esquecimento, o que era camaradagem, amizade, respeito, vizinhança. Como falavamos uns com os outros de Norte a Sul. Hoje, vivemos lado a lado e ninguém se conhece.
    Obrigada Vasco
    Um beijinho
    MILU

    ResponderEliminar
  13. Sou um saudosista,no sentido de fazer a História duma Sociedade,recordando-a aos que comigo conviveram na juventude.
    Colaborei em dois filmes sobre o Bairro da Encarnação.Tenho colaborado com o Blog,e penso dar-lhe continuidade.
    As recordações adormecidas em qualquer canto da nossa casa, e da nossa mente, cabem neste Blog e podem interessar aos vindouros.
    Ao Vasco,coordenador do blog,desejo as maiores felicidades,para que possa dar continuidade a
    esta aventura,por bons anos.
    Vasco,estás a fazer História.
    Abraço
    Fernando Hipólito

    ResponderEliminar
  14. Parabéns! Um pouco atrasada, não quero deixar de manifestar o meu apreço pela iniciativa que, afinal, veio contribuir para que alguns "miúdos" do antigamente se reencontrassem hoje. Reatando até algumas amizades adormecidas pelo tempo.
    É de louvar e faço votos para que possa continuar por muitos e bons anos.

    ResponderEliminar
  15. Margarida de Almeida Araújo30 de março de 2011 às 11:40

    Olá Vasco,
    Muitos parabéns pelo blog!
    Apesar de ser de uma geração diferente e não reconhecer a maioria das pessoas de quem por aqui falam, a minha avó, mãe e tia (criadas no Bairro e já mencionadas neste blog) contam-me inúmeras histórias "de encantar".
    Tenho uma experiência diferente da vossa mas nasci e cresci no Bairro da Encarnação e por ele tenho um enorme carinho e orgulho.
    Foi com muita pena que tive de sair do Bairro para ir viver para os subúrbios, quando casei, mas a vida é assim e os miúdos da minha geração não têm de todo possibilidade de continuar a viver na Encarnação.
    No entanto, é no Bairro que continuo a fazer a minha vida e é lá (no Café Estrela) que todas as semanas jogo no Euromilhões para, quem sabe, um dia poder regressar.
    Um grande bem-haja!

    ResponderEliminar
  16. Parabens Vasco pelo Blogue e obrigado por ter colocado a minha mostra de fotos do Bairro que tenho pena de não habitar. Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Parabens Vasco
    Só hoje vim cuscar o blog e mais uma vez quero deixar aqui os meus agradecimentos pelo esforço feito por todos os que colaboram.
    Nao nasci no Bairro mas vivi cerca de 34anos, depois casei e ausentei-me para outro local.
    Mas apesar disso nao deixo de frequanta-lo quase todos os fins de semana, onde ainda residem os meus Queridos Pais.
    Precisamos de gente assim para dar continuidade aos "Miudos", dois anos passaram muito depressa desejo que muitos mais se façam.
    As maiores felicidades sao os meus votos.
    Um beijinho da Isa.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Vasco pela ideia genial da criação do Blog.
    Parabéns pelo segundo aniversário.
    Parabéns a todos os bairristas que colaboram na continuidade dum trabalho feito com muita dedicação e carinho.
    Parabéns a todos aqueles que visitam este Blog.

    ResponderEliminar