11/10/2018

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE CASAS NO BAIRRO DA ENCARNAÇÃO

 
 
É só escolher
 

 
ATENÇÃO

 
 

 
É PENA............foi em 1943



"O MUNDO PULA E AVANÇA"  diz o poeta .
 
Nos dias de hoje, os computadores, para o bem e para o mal, estão substituindo quase tudo.
 
 Sem querer entrar em questões delicadas, estamos a assistir  a nomeações para cargos ou funções/tarefas públicas, recorrendo ao computador, apesar de todos reconhecermos que o "computador", por enquanto, só debita aquilo para que foi programado, com boas ou nefastas intenções.
 
 Pois na atribuição de casas no Bairro da Encarnação, em 1944, dispensaram o eloquente sabichão, e utilizaram senhas de presença para todos os concorrentes para que  os interessados assistissem ao sorteio.   Coisa linda !!! Transparência  !!!!     
 E o sorteio era feito quiçá com  bolinhas (todas iguais) dentro de um saco escuro. 
 
  
 
 
 
 
 
 

 Tudo isto apenas com a função de divulgar mais uma curiosidade relacionada com aqueles tempos em que todos eramos miúdos. Fico com uma curiosidade; quem era o concorrente 26, e se foi um dos felizardos. Se alguém souber avance com a informação.

6 comentários:

  1. De facto...impensável nos dias de hoje!!!

    ResponderEliminar
  2. Uma curiosidade.
    O Bairro da Encarnação foi posto a concurso,por anúncio publicado no Diário do Governo de 6 de Junho de 1944,estavam construídas e prontas a ser distribuídas 648 moradias.
    Verificou-se, porém.no final do concurso,que o número de concorrentes era muito inferior ao das moradias, julga-se que por falta de meios de transporte que permitissem o fácil acesso ao Bairro. Como o Instituto não poderia ter moradias devolutas, sem graves prejuízos resultantes,quer da inibição de receber as rendas,quer da rápida deterioração que sofrem as casas desabitadas,passou a atribuí-las às pessoas que se apresentassem a requerê-las.
    Uma vez estabelecidas as carreiras , TUDO SE MODIFICOU.
    Fernando Hipólito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sempre oportuno em mais um esclarecimento !

      Eliminar
    2. Outra curiosidade, que comprova e complementa a primeira:

      Os meus pais viviam na zona do Beato, em local onde estava a ser costruído outro Bairro parecido com o da Encarnação. Eles e várias outras famílias, iam ser despejadas e, para resolver o problema, foram-lhes "oferecidas" casas disponíveis na Encarnação. Foi assim que, tendo eu sido "feito" no Beco do Grilo, fui levado ao colo para a Rua 27 nº 4!

      E ainda outra curiosidade:
      Vá lá saber-se porquê, mas as casas de onde foram "despejados" nunca foram demolidas e ainda lá vive gente agora. Cheira a senhorios com amigos nos sítios certos...
      Em resultado destas "manobras", várias casas do bairro em construção ficaram sem quintais...
      Armando Graça

      Eliminar
  3. António José Neves Lourenço11 de outubro de 2018 às 22:26

    É verdade Sr Fernando, a casa onde morei com a família já lá tinham estado 2 famílias, as mesmas desistiram, pq os transportes só chegavam ao Areeiro, e só qd o Aeroporto começou a funcionar, é que os mesmos iam até lá. comentário do filho mais velho do zé do aeroporto.

    ResponderEliminar