13/10/2015

MAIS UM ARTISTA PLÁSTICO


Desculpa Victor..........


Aos seguidores do Blogue :
diz o povo e com razão, "No melhor pano cai a nódoa". 
Eu explico :
No passado dia 13, publiquei, noticias sobre o Victor Lages , nomeadamente o seu êxito profissional, além de fazer algumas referências à sua "instrução  primária"na 113. 
Pois, desde Fevereiro que tinha recebido as suas informações e por motivos injustificáveis, perdi esses  elementos, motivo pelo qual demorei tanto tempo a fazer esta "postagem". Mas tinha ficado com uma ideia da sua juventude. Então,finalmente, a 13 passado efectuei a "postagem". 
Mas afinal a história tem alguns erros, e em boa hora o Victor se apressou a corrigir a informação, para que a verdade seja reposta. A Todos os Amigos que ficaram baralhados apresento as minhas sinceras desculpas.
Agora passo a reproduzir aquilo que o próprio me enviou



Bom dia Vasco Mota

Muito obrigado pelo artigo no blog Miúdos do Bairro da Encarnação. No entanto existe um lapso, que não existe necessidade de alterar, que é o facto de eu não ter sido aluno do prof. Santos, mas da prof. Pessidonia, conforme pdf que envio.

 O meu nome é Victor Lages e se não me engano fui viver para a Encarnação em 1959, para a Rua dos Lojistas nº 26 e mais tarde passei para a Rua dos Eucaliptos nº10 onde vivi até 1975. A foto em baixo é referente à 1ª classe em 1959 e identifico algumas das caras e recordo muitas outras. Na foto da turma do prof. Santos assinalei o meu irmão, que é um pouco mais velho que eu. Aproveito e envio a foto em baixo, tirada num dia em que encontrei o Vítor Barros no Porto e mais outras duas fotos no Bairro da Encarnação. Eu e o meu vizinho Américo Caixinha, na Rua dos Lojistas e eu na Rua dos Eucaliptos. Como fui escuteiro ainda hoje encontro de vez em quando alguns desses “miúdos do bairro”, tendo algum contacto via net frequente, com o Carlos Aleixo Viegas e com o Victor Gomes que também morava na Rua dos Lojistas nº 38. Muito de vez em quando passo pelo Bairro, mas como já não tenho nenhuma ligação com o mesmo não o costumo frequentar. Envio-lhe estes comentários e fotos somente por curiosidade, decerto que devo ter muito mais fotografias do bairro, mas estão por aí. Vasco, não me recordo de si, mas espero que esta informação possa servir para alguma coisa, obrigado.
 Santos :corrigido por mim   










NOTA: Não é o Prof Pinhão, mas sim o Prof Santos





.WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW


oh Victor ....onde tens andado     ?





Já não era "sem tempo" a divulgação de mais um notável artista plástico, cujos primeiros "riscos" e "borradas" foram feitos na nossa Escola,.......... a 113 !!!, e como o próprio diz sob o olhar atento do Sr. Prof Santos, e as criticas habituais dos  outros putos. Estou a referir-me ao Victor Lages. 

Antes de apresentar algo sobre a sua obra, vejamos algumas fotos a quem me referi , para que não tenhamos dúvidas !São várias "turmas",....... classes do Prof Santos. O Victor Lages....lá está entre os putos....(propositadamente, não digo quem é o nosso Victor, esperando que os seus colegas, o identifiquem.....não só a ele, mas aos demais).



 













Neste Blogue já localizamos, escritores, pintores, homens da ciência, etc etc, logo, não é de estranhar que desta vez ( e já vem tarde) surja o Victor. Certamente outros aparecerão !

Mas passemos agora propriamente ao aparecimento do Victor neste Blogue, e à sua obra, exposta nas Galerias mais prestigiadas:

"Boa tarde Vasco
 Estive a ver o Blog Miúdos do Bairro da Encarnação e como também por lá vivi e encontrei uma foto onde estou, resolvi enviar-lhe um PDF em anexo.
 Victor Lages"
 e  em boa hora o fez, pois será um motivo de alegria para os seus amigos de infância, sobretudo da velha 113, saber que com os seus comentários arrasadores aos riscos e rabíscos, ajudaram a criar uma grande figura da pintura nacional.
Aconselho vivamente a consultar parte da sua obra no seguinte endereço :

contudo, não resisto a divulgar apenas 4 quadros que me impressionaram 









 Ficamos a aguardar notícias de outros amigos que queiram aparecer e reencontrar as amizades de calções !!!

6 comentários:

  1. Viva o NOSSO BAIRRO................Manter as nossas belas ligações é essencial para o futuro.
    Camané

    ResponderEliminar
  2. Grande Victor, trabalhos fora de série.
    Morou onde? Este blog não pára de nos surpreender.
    Carlos Arnaut

    ResponderEliminar
  3. Fantastico Victor mas não me lembro de ti, nem dos outros miudos, sou o miudo da 1ª.fila sentado no chão do lado direito encostado a parede, Carlos Gonçalves irmão + novo do Fernando e Zeca Gonçalves da Rua 27. Excelente trabalho Vasco, um abraço de parabens pela divulgação do nosso Bairro e dos nossos artistas, se puderes agradeço que envies para meu e-mail : anfeber.lda@gmail.com
    a identificação Rua e nome de alguns miudos da minha turma ou colocas Nos Miúdos do B. da Encarnação como queiras.
    Um abraço Carlos Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. É verdade Vasco, grandes talentos nasceram no nosso bairro e muitos haverão. O meu irmão foi aluno do professor Canilho e aos 17 anos, como sabes,foi para Paris, onde viveu até aos 50 anos. Agora vive em Cascais, onde escreve e pinta. Já expôs muitos dos seus quadros aqui no Porto, onde eu vivo como sabes. Achando que gostarão de conhecer as suas obras, vou dar-vos o seu endereço para o caso de quererem conhecer algumas das suas obras. Basta procurarem em SEJO VIEIRA e encontrarão todas as suas fotografias, pinturas, poesia, etc. Beijo.Lurdes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lurdes
      Agradecemos todos a participação.......para o blogue ter vida é necessário a participação e colaboração de todos.
      A 15 de Janeiro deste ano, já fiz referência ao trabalho do teu irmão, o Zé Manel----SEJO VIEIRA.

      Localiza no Blogue a postagem nesta data, Vê e lê, o que está e depois diz qualquer coisa, pois poderá haver mais qualquer coisa a dizer.
      Beijinhos !!!

      Eliminar
  5. Tomei conhecimento de Victor Lages ,através do Blogue.Nos Olivais Velho existe uma galeria
    de arte ,cujo nome é : K e ARTE na Praça da Viscondessa ,nº 6/7,que tem duas esculturas suas em exposição .Também existe um folheto bibliográfico que apresenta o seu modo de ver a arte.
    “Nas obras que realizo ,procuro transmitir pensamentos ,ideias ou contar histórias ,de modo
    que para mim é mais fácil ,através do desenho ,da pintura ou de qualquer outra forma visual,
    transmitir o que pretendo dizer”.
    “ Uma obra de arte é a materialização do pensamento do artista”.
    Termina dizendo que actualmente colabora numa escola da Amadora como monitor de artes plásticas.
    Ao ver algumas das suas pinturas no Blogue ,lembro – me dum génio da pintura mundial
    Salvador Dali.
    Mais uma vez o nosso bairro inspirou um artista.
    FERNANDO HIPÓLITO.

    ResponderEliminar