06/07/2013

OBRIGADO SR PEDRO FARIA






 
AFINAL QUEM FOI, ALIÁS QUEM É, PEDRO FARIA?  
EU NÃO O CONHECIA, COMO GOSTARIA DE O TER CONHECIDO, MAS FELIZMENTE SEI MUITO BEM QUEM ERA O SR PEDRO FARIA.
FOI UM HOMEM QUE AJUDOU A CONSTRUIR AS CASAS DO NOSSO BAIRRO, QUE COMO ELE DIZIA  "DEI SERVENTIA A PEDREIRO NA CASA 18 DA RUA 18"!
DEPOIS DE TER AJUDADO A CONSTRUIR AS CASAS, TIJOLO SOBRE TIJOLO, FOI PARA OS "CORREIOS" PARA NOS ENTREGAR AS CARTAS E NÃO SÓ, NAS CASAS QUE AJUDOU A CONSTRUIR.......
NOS TEMPOS LIVRES E OCUPADOS, ENTREGOU-SE DE ALMA E CORAÇÃO  AO CRP Nº5, DESEMPENHANDO TODAS AS FUNÇÕES ONDE ERA NECESSÁRIO. FOI COBRADOR, FOI RESPONSÁVEL PELA GINÁSTICA, INCENTIVOU O CICLISMO, E ATIVIDADES CULTURAIS  DIVERSAS .
A JUVENTUDE DOS ANOS 50 E 60 NÃO PODEM ESQUECER O QUE DEVEM AO SR PEDRO FARIA...........MAS QUE EU SAIBA,  ELE TAMBÉM   ACHAVA QUE TODA AQUELA JUVENTUDE O ENRIQUECEU DE TAL FORMA, QUE NÃO HAVIA BANCO PARA PÔR ESSE CAPITAL..............ELE NÃO TINHA UM, MAS SIM CENTENAS DE FILHOS.
ONTEM CHEGOU AO FIM DA SUA MUITO RICA E SOFREDORA VIDA. AMANHÃ SERÁ O SEU FUNERAL CERCA DAS 12 HORAS A SAIR DA IGREJA DO SEU BAIRRO.
 
OBRIGADO SR PEDRO FARIA POR TUDO O QUE FEZ POR NÓS TODOS, JOVENS DAQUELA ALTURA, E POR TODO O APOIO QUE DEU AOS NOSSOS PAIS.
QUE SEJA SEMPRE LEMBRADO COMO UM EXEMPLO DE VIDA.FIQUE EM PAZ PORQUE NÓS NÃO O ESQUECEREMOS!!
 
 
nota do administrador do Blogue: O Blogue não foi concebido para este tipo de notícias sempre tristes, por isso ao longo destes 4 anos muitos amigos nossos já partiram, contudo nunca fizemos qualquer referência, mas neste caso por se tratar de uma figura singular, atrevemo-nos a desviar um pouco dos princípios que norteiam a estrutura do Blogue.   Acho que por vezes temos de ser tolerantes, quando isso se justifica, e aqui será um caso desses!

9 comentários:

  1. Lembro-me muito bem dele, como carteiro, no Centro de Recreio e no controlo do Barracão (cinema).

    ResponderEliminar
  2. Lamento muito
    Abraço de saudade
    Maria Eulália

    ResponderEliminar
  3. O Senhor Pedro, como por nós era tratado, é uma das individualidades de referência do Bairro da Encarnação.
    Conviveu, ao longo dos anos, com várias gerações de "miúdos do Bairro" que dele ficaram com gratas recordações.
    Luís Espírito Santo

    ResponderEliminar
  4. Conheci muito bem o Pedro Faria durante aquele longínquo período em que o Desporto e Alegria se manteve na Rua Circular Sul. Passados hoje tantos anos lembro acima de tudo a sua inexcedível dedicação àquela instituição, da qual, como já tive oportunidade de expressar, o considerar como o aprumado guardião . E lembro também a amizade por todos os sócios, homens e mulheres maduros, mas especialmente pelos rapazes e raparigas alguns dos quais gostavam de lhe pregar partidas, das quais ele era o primeiro a rir.
    Apesar de já há muitos anos estar a viver longe do Bairro da Encarnação, nunca deixou de a ele e aos amigos que aqui fez, estar ligado pelo coração. E sempre que falava connosco, a sua voz embargava-se de alegria e as lágrimas chegavam-lhes aos olhos.


    Até sempre, Pedro.


    Fernando Barreiros

    ResponderEliminar
  5. Bom dia meus amigos: Eu convivi durante muitos anos com o Pedro Faria diariamente, e acompanhei-o sempre até aos dias que ele saiu do Bairro mas mesmo assim quando nos encontrava-mos era uma festa, o Pedro ensinou-me os primeiros passos para o bilhar e para o ping-pong, que se diga em abono da verdade nunca fui grande espingarda mas enfim ele fez os possíveis, o aluno é que era burro, nos últimos anos em que eu trabalhei e ele tinha o lugar de fruta no mercado sul, quase todos os dias nos via-mos logo pelas 7.00h da manhã, e então o cumprimento era, ele gritava de dentro do mercado Ó GORDO, e eu respondia, Ó CARECA, e assim foi durante longos anos, falta no seu currículo uma coisa não assinalada, o Pedro foi árbitro de futebol da FNAT. PAZ HÁ SUA ALMA E QUE TENHA O ETERNO DESCANSO.
    VASCO FIZESTE BEM TER PUBLICADO NO BLOG ESTA NOTÍCIA.
    OBRIGADO VASCO.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado a todos vòs pelas palavras elogiosas e amizade que tinham pelo meu pai e por todo o seu empenho durante os muitos anos que conviveu convosco acompanhando todo o vosso crescimento e apoiando-vos em tudo aquilo que vocês mais precisavam.Ele amava o Bairro e as pessoas que nele viviam,parte da sua vida dedicou ás causas e o Bairro e os jovens era uma delas,partiu com a consciência de que foi útil a tantos homens e mulheres que com ele diáriamente conviveram e partilharam os momentos únicos e bons que só o colectivo e a união das pessoas pode proporcionar e isso aconteceu no Bairro da Borboleta!"---Antonio Pedro Faria

    ResponderEliminar
  7. "A todos os "miúdos" do Bairro da Encarnação que cresceram com o meu pai e o meu pai com eles,obrigado pela vossa estima,cuidado e consideração que sempre tiveram por alguèm que os adorava como se filhos dele fossem e eu sei-o porque nestes ultimos tempos falava muito com ele sobre o passado vivido nos anos 50 60 e 70 e que marcou uma geração de jovens entusiastas devotados ás causas e ao convivio comunitário de que o bairro da borboleta representado pelas suas colectividades praticava em prol de todos os jovens de ambos os sexos.Fica a recordação de alguém que junto convosco viveu momentos únicos e inolvidáveis,bem hajam pelo o amor que sempre lhe dedicaram nestes últimos anos e de que eu tive o grato privilégio de muitas vezes testemunhar nos almoços convivio que todos os anos realizamos!!!"

    Antonio Pedro Faria

    ResponderEliminar
  8. Pedro Gonçalves Vigário Faria.Nasceu a 22/12/1928.Faleceu a 05/07/2013.
    O seu corpo morreu,seu espírito ficou.Recordá-lo-ei para sempre.Tal como um professor primário,
    contribuiu para a educação da juventude do seu bairro,que amava.
    Um dia em 1961,disse-me:-Já tens 15 anos,diz ao teu pai para te inscrever como sócio do C.R.P. nº 5.
    52 anos depois,ainda sou sócio da A.D.C.E.O. com o nº27.
    Uma homenagem que lhe prestei e continuarei a prestar.
    Descanse em paz.
    Fernando Hipólito

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Fernando Hipólito e a todos os “miúdos do nosso Bairro.
    Obrigada pelo e-mail enviado com esta triste notícia (nem sempre podem ser boas), embora lamentemos muito que assim tenha de sido, o certo é que todos nós já estamos entradotes.
    Peço-vos que façam chegar as nossas condolências à família do "miúdo" Pedro Faria.
    Infelizmente, pouco a pouco, os "miúdos" vão-nos deixando neste mundo de impostos! Felizmente vão para outro melhor, estamos certos disso!
    Não estamos a ironizar, certamente que não! É que depois de uma vida tão preenchida, rica em generosidade, amizade e cidadania, não deixaram de ser mortais não é?
    Todos temos o nosso tempo, mas se a nossa partida for tranquila, natural e sem dor tanto melhor! Valeram positivamente todos os momentos bons, menos bons, ou até mesmo os maus. O importante é que nascemos, crescemos, vivemos e morremos. Na balança da vida o importante é que os pratos dessa balança estejam equilibrados e para isso tenhamos contribuído para a felicidade e bem-estar de alguém, nem que tenha sido uma única pessoa! É essa a essência que deverá orientar os nossos corações nesta passagem terrena tão efémera.
    Na hora em que nos tivermos de despedir dos amigos, será muito bom que o façamos com um obrigado por tudo de bom e gratificante que nos proporcionaram! Assim terá sido a vida do “miúdo” e Senhor Pedro Faria!

    Nós, os manos Campos, também já sentimos essa dor da saudade aquando o falecimento dos nossos pais - Sr. Campos e D. Ana, como eram conhecidos lá na nossa Rua 19 .
    Ambos nos deixaram no ano de 1997 - a mãe em Maio e o pai em Dezembro.
    Mas ficam-nos boas memórias dessas pessoas humildes, trabalhadoras, honestas e muito generosas que foram a D. Ana e o Sr. José Campos - nossos pais. Assim eram, tanto connosco como para os vizinhos e amigos.
    Tinham a sua filosofia de vida e, principalmente em relação à morte e que partilhavam connosco, naqueles serões, mesmo ainda crianças, em que as famílias não se distraíam com a TV e que dialogavam bastante, principalmente ao jantar. Diziam-nos que na hora da “despedida”, nos lembrássemos das suas palavras, que ambos comungavam:
    A morte é o final de tudo de bom ou ruim que tenhamos praticado enquanto seres racionais, humanos e sociais. Importante será o balanço perante Deus e os homens, pelo que fizemos com vida que Deus nos deu. Só assim poderemos “partir” em paz.
    A dor da “separação” desta vida diluir-se-á do vosso do coração e de quem mais nos respeitar e amar. Ficar-vos-á uma saudade boa, se assim viermos a ser merecedores. Tudo tentaremos fazer por vós e por quem de nós precisar, mesmo que tenhamos de passar privações ou humilhações por parte de quem muito tem e nada dá e menospreza o seu amigo, vizinho ou familiar por ser pobre. Nunca se envergonhem dos pais humildes que têm. Esperamos de vós o respeito que nos é devido, enquanto pais. Só assim nos poderão recordar com amor, respeito e felicidade pelo muito ou pouco que tivermos capacidade em vos dar”.

    À Família Faria e a todas outras Famílias dos "miúdos" que já partiram, dedicamos estes pensamentos, porque temos muito orgulho dos nossos pais, que tanto nos “aturaram” nas criancices, nas adolescências e respectivas crises amorosas e, mais tarde na idade adulta. Foram sempre os nossos “pilares” de vida.

    Um abraço ao Hipólito, muito obrigada pela sua amizade, extensivo a todos os vizinhos, amigos e "miúdos" do Bairro da Encarnação,

    Aproveitemos cada dia da nossa vida, com amizade sempre! 

    Família Campos – Eugénia, Emília e João Campos

    ResponderEliminar