22/01/2010

VEM AÍ O CARNAVAL

Pelos vistos os miúdos, só depois dos 60 é que perderam a vergonha, e vai daí, apresentaram-se no almoçito de "Sexta" nesta linda figura.....mas não foram só estes...pelos vistos o fotógrafo perdeu as outras fotos........quanto mais velhos, mais malucos...aind bem! Já há dias que recebi este " Belo Índio", mas optei por fechar a Época, com esta original fantasia. Pois não só reflete o espírito carnavalesco e alegre, bem como o ser criativo, neste caso criativa, apenas ornamentada com objectos comuns. É preciso é engenho e arte. Mas não fico por aqui nesta minha apreciação. Todos nós estamos muito gratos a "ESTA MÁSCARA", pois foi graças a "ELA" e a outros e outras, com a sua boa disposição espírito de comunidade e amizade, que hoje, embora com alguns contratempos próprios da vida, nós, miúdos e miúdas, somos reazoávelmente "formados", mas sobretudo somos muito bairristas, no bom sentido, e muito mas mesmo muito amigos. ESTA MÁSCARA É NEM MAIS NEM MENOS DO QUE UMA DAS NOSSAS MÃES......É A MÃE DA BÉ, NOS ANOS 50 E TAL. Os nossos pais eram um "tratado". Afortunados filhos que tais pais tiveram. E é com esta foto que encerro a página "Carnaval" SE TODOS ME AJUDAREM, PARA O ANO HÁ MAIS. ...............Como tem havido falta de imaginação, aqui deixo duas sugestões. Espero que as duas opções, uma com muita roupa, e outra com pouca, sirvam para relembrar como os miúdos e miúdas se mascaravam.......mas infelizmente poucas fotos apareceram,.....pudera!!!!! O nosso miúdo de França, João Ramos, mostra-nos que, mesmo longe do País, ainda conserva a sua foto carnavalesca com fardeta de Saloio, aliás-vidé comentários- um respeitável Campino. Ao falar de Campinos lembro-me logo das suas vastas lezírias, as suas festas taurinas (que eu não aprecio) e as Enguias fritas e açorda de Sável....que eu aprecio muiiiiiiiito. Agora um desabafo e provocação: Foi preciso vir uma foto de França para haver uma representação masculina, ou será que os miúdos se mascaravam todos de "Homem Invisível"?.
Personalize funny videos and birthday eCards at JibJab!
----------------------------------------------------------------------------------- A Paula Teresa brindou-nos com esta bela máscara. Não foi justo o Adão e Eva terem ficado em 1º.............TALVEZ FOSSE POR CAUSA DA MAÇÃ, pois roupa de certreza que não levavam........ou então a classificação .....deixou muito a desejar ....................................................................................... "faltam uns diazinhos, pode ser que ainda mais alguém envie qualquer coisa até ao Carnaval. Como minha contribuição, anexo uma foto, que até dá para perceber que foi tirada no Bairro da Encarnação, na qual estou acompanhada pelo meu então vizinho Francisco Manuel Dias, entretanto já falecido como sabes. Estávamos mascarados eu de "viloa" (madeirense) e ele de "campino" e foi tirada em 1950, tinha eu ainda 2 anos, ele deveria ter 4 ou 5." Estas foram parte das palavras que a Stella me dirigiu a acompanhar esta deliciosa foto. Aqui vai o nosso obrigada. ora aqui temos as Fotos que a Bé enviou.--Uma Bela Espanhola, um respeitável Polícia e uma invejável Varina. "Aqui vou eu mascarada! A "Espanhola", foi tirada no meu quintal e eu devia ter uns 5 anos ( é uma pena mas não tenho data nessas fotos ), portanto será de 1952. A "Varina" é também no meu quintal e eu devia ter 3 anos - 1950. A "Polícia" é tambem nas traseiras da minha casa e achei curioso vêr-se a igreja a ser construida, apesar da fotografia não ser das melhores, portanto se a primeira pedra foi posta em Outubro de 1950, a foto é de pelo menos 1951." -------------------------------------------------------------------------------------------- Pois é verdade, vem aí o Carnaval. A nossa "Miúda" STELLA, teve uma excelente ideia. Vou transcrever aqui a mensagem que me enviou, e apelo a todos que colaborem para que esta iniciativa tenha o êxito que merece. De facto vai ser muito giro ver como os nossos papas nos mascaravam. Miúdo sofre!!!..... Eu lembro-me que muito miúdo me mascararam de "Saloio", depois a farda foi encolhendo, e passaram a mascarar-me de "Pirata"....vejam lá a evolução!!Agora mascaro-me como der mais jeito...... Ora bem, um pouco mais a sério: Fica aqui aberta esta página para as vossas "Fantasias", e quando me forem enviadas inclui-las-ei nesta página. Então aqui vai o mail que cecebi da STELLA Aspas Vasco, Lembrei-me agora que, dada a proximidade do Carnaval, e visto que seguramente alguma vez na vida alguns dos "Miúdos" se terão mascarado (pelo menos quando eram crianças), talvez fosse engraçado sugerir-lhes que, se tivessem fotos dessas ocasiões, as enviassem para que as pudesses publicar, porque, além de dar "colorido" ao Blog, devia ser divertido ver as "figuras" que alguns já fizeram. É só uma ideia, não sei se terá ou não cabimento no propósito do Blog, é uma decisão que apenas compete .................. Um abraço Stella Aspas Ainda me lembro dos Bailaricos de Carnaval nos Clubes (CRP Nº5 e Atlético) e nas Garagens. Vão lá ao Baú buscar a fotozinha mascarado/a de Cigana, Dama antiga, Anjinho, ou Alma d'Outro Mundo". Vamos a isto!

13 comentários:

  1. Claro que acho uma ideia estupenda!
    E vou já começar a entupir a caixa do Vasco!
    Vamos a isso, Miúdas e Miúdos !

    ResponderEliminar
  2. Também acho uma óptima ideia ... vou já procurar no album das minhas recordações ... até já

    ResponderEliminar
  3. Então, meninos e meninas, vamos lá enviar fotos, pois só recebi máscaras de duas meninas!!!Interrompam um pouco as vossas actividades diárias, e busquem no baú as vossas fotos mascarados/as.......criança sofre......
    vamos a isto, pois pouco antes do Carnaval vou publicá-las todas de uma só vez.
    um abraço.
    vasco

    ResponderEliminar
  4. Oh Vasco, mas que contente eu fiquei.
    Sempre tive pena de não ter ido vêr um espectáculo dos Chippendalle em Nova York, e agora eles vieram até minha casa!!!!
    Então e esse pessoal nunca brincou ao Carnaval, quando eram miúdos????
    Não comentam, não mandam fotos, mas que preguiçosos!!!!
    Vamos lá a brincar ao Carnaval!

    ResponderEliminar
  5. Foi pena realmente que mais ninguém enviasse fotos, mas paciência, que se há-de fazer? E o próprio autor do blog, nunca se mascarou?

    ResponderEliminar
  6. olà VASCO
    sou o joao de França mando un grand abraço a todos os miudos do Bairro, pois procurei nas malas da minha mae et encontrei uma photo do Carnaval la no bairro impossible de me lembrar da data mas, devia de ter uns 7 ou 8 anos.
    em folhetando o blog vi un rapaz et rapariga que nos devemos conhecer, é o RUI FIGUEIREDO et a MANUELA (irma do Rui) pois ele tinha un problema numa perna cocheava, penso que sao eles moravam na rua 26 eram meus vizinhos, se tens contact com eles gostava de ter novidades deles, se tu Vasco me podes por en contact com eles era sympa.

    vou tentar de mandar a photo
    et un grand abraço a todos eu vou la ao bairro em Avril espero encontrar alguns
    abraço a todos
    Joao RAMOS

    ResponderEliminar
  7. .Olá Vasco e João Ramos
    Meu nome :Fernando Hipólito
    Sou amigo do Rui,e posso dar a seguinte informação.
    Ainda moram na Rua 26 nº17.Estão bem de saúde.Ambos reformados.
    Neste Blog,têm toda a possibilidade,de os ver no passado e no presente.
    No passado.
    Na foto com o título, Os SÁBIOS DA Dª ANTÓNIA,poderão ver o Rui na fila de baixo.É o 2º da direita para a esquerda.Tem camisa aos quadrados.
    A irmã,Maria Manuela,aparece na foto de 6 de junho de 2009,com o título,
    AS MENINAS DE HOJE E SEMPRE de 1953.Está na fila de baixo.
    É a 3ª da direita para a esquerda.Tem vestido com alças,e barras brancas transversais.
    Actualmente poderão ser vistos,também neste blog,na foto de 8 de Novembro de 2009,com o título,VELHOTES LIGHT.Têm os números 22 (Rui),e 24 (Maria Manuela).
    Abraço
    Hipólito

    ResponderEliminar
  8. Amigo Vasco

    Primeiro começo por te mandar um grande abraço.
    Em relação ao Rui e a sua irmã Manuela o que de momento tenho mais a geito são estas fotos.
    A foto de grupo refere-se a o almoço dos ABB e estão edentificados, o Rui é o 22, a Manuela é a 24, noutra foto estou eu, a minha mulher, a Manuela e o Rui e por ultimo estão os dois Manos.

    Um GRANDE ABRAÇO para a Rapaziada.
    do Luiz Mesquita

    ResponderEliminar
  9. Oh Vasco!
    O nosso amigo João de França está de Campino....
    O barrete dos Saloios é preto ( que é para eles não verem mesmo nada!).
    E pela valentia de mandar, e publicar, a sua foto só podia ser Campino!
    Mas já o Xico Manuel também estava de Campino.
    Acho que os pais antigamente, para darem um ar valente aos filhos, lá os vestiam de Campinos ou de Cowboys.. só que agora apareceu o tal filme, e todos passaram a dizer que sempre se mascararam de Índios...
    Por falar em Índios, vou-lhe mandar uma foto da minha mãe...

    ResponderEliminar
  10. Oh Bé
    Fico muito grato pela correcção.
    Afinal o saloio sou eu, pois não percebo nada de Campinos!!!!.Enfim...

    ResponderEliminar
  11. Então e antes que acabe o Carnaval, não podemos mesmo ver uma foto tua mascarado, Vasco?

    ResponderEliminar
  12. Apesar do Carnaval já ter passado, fiquei muito contente de vêr que ainda há foliões no Bairro da Encarnação.
    E como a razão de só aparecerem agora, se deve às férias do Vasco, eu digo : "Estás perdoado Vasco. As coisas boas e alegres vêm sempre a tempo...."

    ...E as férias foram boas?

    ResponderEliminar
  13. Luisa Pinto Fev. 27, 2012 21,30

    Joao Ramos,não sei se te lembras de mim o meu nome é Luisa Pinto andava muito com a Isabel Brito morávamos ambas na Rua J (agora rua Circular Sul)eu próximo do antigo cinema e ela mais proxima da tua rua quase ao lado do João Brarens, o meu irmão é o Tomané, será que te lembras? agora. o mais engraçado é que quem comprou a casa dos teus pais fui eu na rua 26 nº 21 e é onde mora a minha filha mais velha que tem 41 anos, eu tenho agora 66 anos tu deves ser mais ou menos da minha idade , lembro-me muito bem de ti e dos teus pais.Fico esperando comentários. Boa sorte.

    ResponderEliminar