05/08/2009

ASSIM VAI O MUNDO.....

Meus meninos Chegou a hora da aula de geografia. Já estão a tremer? Alguém quer vir ao quadro?.....Ai não!?, então vem cá tu. Olha lá esses calções todos rasgados, e as botas todas sujas!! Jogar à bola e saltar muros sabes tu ( a tua mãe vai-te dar das boas quando te vir assim).Mas adiante, agora estamos na Geografia, e vamos lá a ver se sabes tão bem disto como de bola. Ora então, diz-me lá: Quantas províncias tem Portugal Continental.Diz-me todos os rios e seus afluentes. Qual é o ramal da linha de Caminhos de Ferro que passa por Freixo-de-Espada-à-Cinta ? Em que Serra nasce o rio Mau? Que Serras se situam no Alentejo e Algarve? Agora vamos ver o que sabes sobre as Colónias; Goa, Damão, Diu, Timor, Macau, São Tomé e Principe, Cabo Verde, Guiné, Angola e Moçambique.- Produção Agricola, Serras Rios e Climas. Vá lá seu mandrião, agora ainda falta dizeres o que sabes sobre os Arquipelagos dos Açores e Madeira. Tudo na ponta da língua,.....ou queres bailinho.... oh Senhora Professora, que é lá isso? Pensa que eu nasci nos anos 30 ou 40? O meu paizinho é que sabia isso tudo!! Olhe lá para estes mapas, em que obrigavam o velhote a saber tudo aquilo!!Xiça!! Agora a gente vai ao computador e trás, sabemos logo tudo. .....O pior é quando falta a luz, já não sabemos dizer quantos são cinco vezes cinco. ......Mas eu não tenho problema.......pergunto ao velhote.

2 comentários:

  1. Parabéns, Vasco, o segundo mapa então é mesmo uma relíquia! E os comentários estão demais, até parece que os estou a ouvir (mas na versão feminina, como é evidente. Embora tivessem muitas semelhanças...)
    Stella

    ResponderEliminar
  2. Stella
    Regressei hoje de "férias" e li o teu gentil comentário. Muito agradecido. Espero corresponder com mais coisas eventualmente agradáveis num futuro próximo.
    Vasco

    ResponderEliminar