14/12/2020


O HOMEM DEIXOU-NOS A OBRA FICA




O NOSSO AMIGO DE INFÂNCIA QUE  FELIZMENTE TEVE A OUSADIA DE  PUBLICAR ESTA VALIOSA OBRA, DEIXOU-NOS HÁ UM MÊS.



SOUBEMOS DO SEU FALECIMENTO, MUITOS DIAS DEPOIS DE TÃO  LAMENTÁVEL FACTO.

O FERNANDO BARREIROS  SERÁ SEMPRE MENCIONADO, NÃO SÓ PELO SEU CARÁCTER, MAS  QUANDO E QUEM  SE REFERIR À HISTÓRIA DO BAIRRO DA ENCARNAÇÃO, OBRIGATÓRIAMENTE SERÁ RECORDADO.


 REPRODUZIMOS A NOTICIA DO SEU FALECIMENTO NO "NOTICIAS DA GANDAIA" DE 15 DE NOVEMBRO PASSADO, ONDE É REFERIDA A ACTIVIDADE DO FERNANDO, SEMPRE AO SERVIÇO DO BEM COMUM. 



"Mais do que um sócio, membro do Conselho Fiscal, a verdade é que Fernando Barreiros era nosso amigo, uma pessoa que nos conquistou pela sua franqueza, pela sua criatividade, pela sua inteligência e pela forma como participou neste nosso projeto que só procura o bem da comunidade.
Ainda recordamos a simplicidade com que nos procurava com as suas ideias, procurando cúmplices para o sonho: “podíamos transformar as valas de escoamento em canais para canoagem, não era?” E podia ser, claro que era uma boa ideia. “Podíamos convencer a INATEL a usar aquele espaço todo livre para criar residências para idosos”. E podia ser, claro que era uma excelente ideia.
Fernando Barreiros foi investigador e autor publicado, nomeadamente em “O Bairro da Encarnação e as Antigas Quintas dos Olivais”, com Carlos Alberto Revez Inácio e estava a preparar um trabalho sobre a Transmissão de Propriedade aqui na Costa da Caparica, e talvez um pouco mais, como costumava dizer, como um sorriso nos lábios.
Ficámos sem o livro e pior, muito pior, ficámos sem o Fernando Barreiros. Deixa muita saudade. Muita."









 

8 comentários:

  1. Apesar de só agora ser informado, venho por este meio, manifestar o meu mais profundo pesar e dor, pelo falecimento de Fernando Barreiros.

    ResponderEliminar
  2. Vivi os anos da minha adolescência e primeira juventude, em Moscavide. Conheci razoavelmente bem o Bairro da Encarnação e dos Olivais e as suas quintas.
    Em passeios e caminhadas, íamos até ao Aeroporto da Portela.
    Foi com imensa alegria que recebi, como oferta do meu amigo Ricardo Santos, o livro que ilustra este artigo.
    A TODOS, familiares e amigos do autor do livro que me orgulho de possuir, apresento os meus sentidos Pêsames.

    Que Fernando Barreiros descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  3. Para o Fernando Barreiros pela contribuição que deu à Cultura em Portugal, um abraço de despedida "até sempre miúdo".
    Para a família Barreiros, muita paz e fé em Jesus e em Deus, nosso Criador!
    O Apóstolo João no seu livro de João 11:11,13,14 diz que Jesus Cristo - embora sabendo Lázaro tinha morrido, acrescentou: "O nosso amigo Lázaro adormeceu, mas eu vou lá para o acordar...", também Jesus sofreu e chorou a morte do seu amigo, mas deixou uma esperança de vida às irmãs de Lázaro e a todos os seus amigos e seguidores que depositam fé na Palavra de Deus e de seu Filho Jesus Cristo.
    Um dia, Jesus Cristo irá acordar o seu e nosso amigo Fernando do seu sono de morte.
    Grande beijo de amizade para toda a família Barreiros e "miúdos" desse Bairro da Encarnação, onde fui muito feliz!!
    Guardo no pensamento e no coração a dedicatória escrita no seu prestimoso Livro do Bairro da Encarnação, uma prenda valiosa!
    Géna (Eugénia Campos)

    ResponderEliminar
  4. A minha homenagem a quem melhor soube retratar o quotidiano do Bairro da Encarnação.Levou cerca de 9 anos,desde que pensou em publicar o seu,nosso livro. Foi um amigo do seu amigo,mas mais amigo do bairro que o acolheu.Descanse em paz,e que a sua obra perdure.
    Hipólito.

    ResponderEliminar
  5. Saudações a todos, meu nome é Karen Paul, sou de Gales. Ouvi falar deste agente de empréstimos chamado Benjamin Lee e seus investidores que estão ajudando pessoas com empréstimos em todo o mundo. Eu realmente encontrei pessoas testemunhando sobre seu maravilhoso trabalho e fiquei surpreso por não ter encontrado esta empresa a tempo. Eu nunca acreditei no que as pessoas disseram sobre a empresa até que eu me candidatei e experimentei a quantia que eu estava procurando era grande e era para um imóvel o valor do empréstimo era de US$ 10,5 milhões de dólares americanos e assim eu me candidatei e o Sr. Benjamin Lee falou comigo, mas como meu empréstimo era grande demorou apenas 5 dias úteis para receber meu empréstimo porque eles me disseram que o serviço de empréstimo era de 48 horas para receber o empréstimo. A única coisa que ele me disse para fazer foi depositar a taxa de inscrição que era a taxa de processamento para processar meu empréstimo quando ele me disse que uma vez que eu estava com medo que fosse um esquema, mas eu disse para eu tentar, depositei a taxa de inscrição que foi declarada e isso foi tudo que eu depositei em menos de 5 dias úteis, como ele disse que eu realmente recebi uma mensagem do meu banco que era uma quantia de dinheiro que era de $10. 5 milhões de dólares americanos foram creditados em minha conta bancária e tudo sobre o dinheiro os detalhes e de quem ele veio, eis que foi o Sr. Benjamin Lee que me ajudou quando o vi pela primeira vez fiquei surpreso, nunca acreditei em meus olhos, mas era verdade. Então eu disse a mim mesmo, já que outras pessoas que a empresa ajudou a testemunhar sobre as boas ações, me deixaram fazer as minhas porque não é fácil ver uma empresa de empréstimo legal online hoje em dia, então qualquer pessoa de qualquer lugar que precise de um empréstimo online sem ser enganado, se inscreve nesta empresa porque só eles podem ajudar, eu confirmei e é verdade que estou muito feliz e sei que esta empresa fará outras pessoas mais felizes do que eu. Você pode entrar em contato com esta empresa pelo correio ou pelo Whatsapp, mas eu usei o Whatsapp porque o endereço mais rápido da empresa é +1 989-394-3740, 247officedept@gmail.com. Obrigado a todos pela atenção de Karen Paul, do País de Gales.

    ResponderEliminar
  6. Que a sua Alma fique em Paz. Tivge o prazer de o conhecer pessoalmente !!!

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me perfeitamente e deixa-me muita saudade desse tempo.

    ResponderEliminar