23/11/2017

mudam-se os tempos.....







Diz o povo, e com razão...."mudam-se os tempos...mudam-se as vontades"






Mas não são só as vontades, os conceitos, os costumes, o fica bem ou fica mal, também muda, e a própria lei vai a reboque das "mudanças".

Pelo documento (oficial) abaixo, ficámos a saber, que as nossas professoras não estavam casadas com nenhum borra-botas   !!!!
Também sabemos, que as nossas professoras, além de pedirem ao pai, à mãe, aos avós e ao padrinho, para conceder a sua mão (e não só...já agora), a um jovem, também tinha de ter o consentimento do Ministro..

  E o pretendente não podia ter comportamentos, reprováveis, moral ou civilmente.            Se esse principio fosse aplicado hoje, provavelmente eram todas solteiras................e talvez com os mesmos filhos que hoje têm.      Hoje parece-nos caricato tal exigência, mas é o que era. Vejamos o documento :






Mas as Senhoras professoras não eram as únicas.  As Senhoras Enfermeiras, também tinham estatuto especial, mas esse estatuto era pela positiva :
1-Tinha de ter um corpinho robusto e aprovado.
2-Tinha de estar na flor da idade.
3-Tinha de ser solteira, ou viúva.....mas sem filhos  !!
4-Só depois dos vinte e um anos, é que poderiam assistir a partos.

Para consulta cá vai o documento sobre o assunto.

AFINAL O MUNDO ERA MITO GIRO
m
MAS HOJE É MUITO MAIS GIRO E ATRATIVO...........HOJE TEMOS MELHOR SAÚDE E TEMOS MAIS LITERACIA DO QUE ANTIGAMENTE.
 



1 comentário:

  1. Porque no tempo da nossa juventude,os professores serem tão seleccionados,tivemos uma esmerada educação que se reflete hoje.
    Porque no domínio da Medicina,o corpo de enfermagem ser dotado de grande capacidade intelectual e moral,determinadas doenças não existiam,nomeadamente o Cancro,SIDA e bactérias hospitalares.
    Poderia ser visto assim,não é verdade.Por isso aparece neste blogue e outros como motivo de riso.
    Fernando Hipólito

    ResponderEliminar