25/08/2017

Inauguração do Bairro da Encarnação








Poucos de vós se recordam destas visitas....mas o que é certo é que isto aconteceu, com "pompa" e "circunstância".
Este vídeo foi obtido no Youtube.
Talvez este blogue devesse ter começado com esta relíquia, mas embora tarde,  vem sempre a tempo, sobretudo quando algo tem a ver com a nossa história......SIM   a nossa história....porque o Bairro da Encarnação é especial, porque quem o habitou, esses/as sim....eram especiais.......e então que dizer dos miúdos e miúdas  ??????.


Um abraço a todos/as,
 























8 comentários:

  1. Obrigada, Vasco, já tinha visto este vídeo, mas é sempre bom rever! E que engraçado comparar o "movimento" de então na Rua dos Eucaliptos com o que actualmente por lá se vê!

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado poder fazer comparações.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. O Bairro é lindo e continua lindo. Acredito que esta mística que ainda hoje nos une consiga sobreviver, pois não duvido que os que agora têm vindo a ocupar as casas dos que já partiram, chegam com a vontade de fugir ao anonimato da cidade grande, e a exemplo dos nossos pais, saberão criar as teias de cumplicidades e entreajuda que fez de nós o que somos.
    A 2ª geração, tal como aconteceu connosco, passará decerto também pela fase das rixas Norte/sul, fisgadas e estratégias diversas para a chinchada (se ainda sobrarem quintais com fruta) cimentando assim amizades que durarão uma vida.
    Já cá não estaremos para assistir, mas o Bairro ainda tem muito para dar.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Uma relíquia, com efeito. Obrigada, Vasco. Não conhecia este vídeo, mas fico feliz por esta recordação.
    Abraço a todos os miúdos e miúdas do meu tempo.
    Dulce Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por este momento. Recordar é viver !!!

    ResponderEliminar
  6. Um documento importante que nos leva a estabelecer comparações entre este filme e a actualidade.A mentalidade das gentes ao tempo,o comportamento social de hoje são muito diferentes.
    Apesar das entidades oficiais tentarem trazer as pessoas para a rua,construindo parques infantis etc,considero uma guerra perdida.Pelas ruas do bairro só transitam fantasmas.
    Cada vez os muros que cercam as moradias são mais altos.
    Abraço.
    Fernando Hipólito.

    ResponderEliminar
  7. Passo a transcrever mensagem do amigo Velasco "Este pequeno filme tem muito significado para mim, que o desconhecia em absoluto, pois além de mostrar a minha casa, como ex-Libris do Bairro, cheia de vasos de flores nas janelas, mostra ainda o meu Tio e Padrinho inserido naquele grupo de “inauguradores”, pois como creio que sabes era o Engenheiro responsável pelo Departamento de Casas Económicas , como então eram designados estes Bairros, do Ministério das Obras Públicas, e também a casa deste e ainda a dos meus futuros Sogros.

    Eu obviamente não me lembro disto, pois ou estava prestes a nascer ou tinha acabado de consumar esse importante acto.

    Os meus parabéns por mais esta descoberta e um grande abraço deste velho amigo, Eduardo Velasco


    ResponderEliminar