26/04/2014

O DIA DE ONTEM NO BAIRRO DA ENCARNAÇÃO




O dia de ontem, relativamente ao calendário que nos rege, foi 25 de Abril de 2014, uma sexta- feira.
Para todos é aparentemente um dia especial......Para uns, por bons motivos......Para outros, por maus e desastrosos motivos.

A Juventude à qual interessa este Blogue, sabe o que se passou de lá para cá  (já são entraditos).
O balanço fica ao cuidado de cada um, e cada qual é livre de achar que " foi a abertura do paraíso" ou por outro lado "foi a chegada do inferno", ou até "nem tanto ao mar nem tanto à terra", ou seja o purgatório.

Foi por esta data ter uma carga muito grande para todos,( pelos motivos atrás referidos) achou o conceituado periódico "Expresso do Oriente", ir junto de uma singular e impar figura da zona Oriental de Lisboa, o nosso conhecido e sempre amigo Fernando Perfeito, para em discurso directo, recolher da sua experiência, como foi o 25 de Abril de 1974, no Bairro da Encarnação.
 E quem melhor do que esta personalidade o poderia fazer???
 O dia de ontem no Bairro da Encarnação, foi passado assim............mas cuidado foi há 40 anos, segundo testemunho do Fernando.

Com a devida vénia ao referido periódico e à/ao jornalista, tomo a liberdade de "colar" a entrevista.

Escolhi este tema para "postar" no Blogue, não por qualquer identificação positiva ou negativa à data, pelo que não se pode, nem deve tirar qualquer alusão política a tal facto.
Escolhi "postar" esta folha do Expresso do Oriente, porque, este periódico escolheu para falar de um tema tão importante para a sociedade portuguesa, uma figura do Bairro da Encarnação à qual nunca nenhum de nós poderá retribuir aquilo que fez, continua a fazer e certamente ainda fará por muitos anos por esta pequena/enorme comunidade que somos todos nós, que nos anos 50 e 60 brincávamos todos com a alegria própria dos miúdos, alheios a algumas dificuldades!!

Para quem está menos informado, o Expresso do Oriente , é um jornal que se interessa por tudo o que se passa nas freguesias a oriente de Lisboa, desde o Beato até à recente Parque da Nações.
Foi um privilégio para o nosso Fernando Perfeito e foi uma honra para todos nós.
Escolhi "postar" esta entrevista porque além de ser a identificação perfeita do F.Perfeito,  perfeitamente se encaixa no Blogue.
Sem quaisquer tendências, e sempre balizada por um equilíbrio das palavras que tem sido sempre o seu modo de actuar e criar amigos.

Ainda continuando a ler o mesmo Expresso do Oriente, mais à frente, fui (e sei que a organização também) surpreendido pela atenta vigilância dos jornalistas .
 Pois ao terem conhecimento de mais um nosso encontro, brindaram-nos com este apoio .
Ao Expresso do Oriente o nosso agradecimento.
 
Não desiludas os jornalistas.....comparece
Não deixes o teu amigo a falar sozinho........inscreve-te já para almoçares com ele/a.





1 comentário:

  1. Parabéns ao Fernando, ao Vasco e a todos os que têm dado o seu contributo a este blogue. Obrigada também ao "Expresso do Oriente" por ter querido dado visilidade a um dos nossos "putos" do bairro. Tenho imensa pena de não poder participar no almoço anual. Fui logo a primeira que, quando fui ao primeiro almoço das "meninas" barafustei por não fazerem os almoços mixtos. Na segunda vez, voltei à carga. E depois tive o grande prazer de ver que à minha ideia aderiram mais rapazes e raparigas do "meu tempo". Mas a vida é assim, e agora não tenho tido possibilidade de estar presente fisicamente. Estarei mentalmente. Bjs e abraços para todas e todos.
    Dulce

    ResponderEliminar