27/08/2013

OS OUTROS E NÓS


EM 3 DE MARÇO PASSADO, NESTE BLOGUE E SOB O TÍTULO "NÓS E OS OUTROS", (aconselhamos rever esta página) DEMOS A CONHECER ALGUNS MORADORES OU EX-MORADORES DO BAIRRO, QUE SE DISTINGUIRAM A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL, PELO RECONHECIDO MÉRITO DAS SUAS OBRAS LITERÁRIAS E OU,  DE INVESTIGAÇÃO.

NAQUELA SINGELA APRESENTAÇÃO, FIZEMOS REFERÊNCIA A JOÃO DOS SANTOS E DULCE RODRIGUES.

POSTERIORMENTE, A 1 DE JULHO, SOB O TÍTULO "LEVAS UM SÊLO"  DIVULGAMOS A EMISSÃO DE VÁRTIOS SÊLOS EM HOMENAGEM AO FADO, E A HONRA DE FIGURAR NUM DESSES SÊLOS, PERTENCEU AO NOSSO AMIGO RODRIGO.

Pois se ser escolhido para figurar num sêlo , é uma honra extrema, também não é menos honroso ser destacado/a por Entidades internacionais de prestigio com obra literária.

Num espaço de tempo muito curto foi isso que aconteceu a João Santos e Dulce Rodrigues.

Por isso escolhi para título desta página, "OS OUTROS E NÓS", porque os Outros escolheram alguns de nós.

Quanto a João Santos passo a transcrever na parte que interessa um mail recebido do nosso amigo Hipólito.

Aspas

 Olá Vasco



Mesmo neste período de férias não deixa de haver surpresas.Recebi uma carta com o selo que se junta.

É verdade, com a efígie de João dos Santos.O médico que tu apresentaste.Comemora-se o centenário do seu nascimento (1913-2013).

Viveu na Rua do Mercado nº12.

Abraço

Hipólito

Aspas

Mas para reavivar a memória de alguns, aqui vai um curtíssimo apontamento sobre quem foi

João dos Santos;

Médico e psicanalista português, João dos Santos nasceu no ano de 1913. Foi um dos cofundadores da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.
Foi investigador em Psicologia Genética e considerado um suprassumo na área da psicopedagogia.

Revolucionou os caminhos da psiquiatria infantil até então praticada em Portugal. Foi notória a sua ação no campo da prevenção e da promoção da saúde mental infantil, tendo o seu nome ficado ligado à criação de diversas instituições particulares com carácter preventivo, das quais se salientam os centros psicopedagógicos da Voz do Operário e do Colégio Moderno, o Centro Helen Keller, a Associação Portuguesa de Surdos, o Instituto de Apoio à Criança, entre outros.
A partir de 1965, a sua experiência foi aplicada na primeira instituição portuguesa vocacionada para a saúde mental infantil - o Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa. Devem-se-lhe a sua organização, planificação e direção até 1982, altura em que se reformou.
De 1978 a 1982, regeu a cadeira de Psicologia Dinâmica da Faculdade de Psicologia da Universidade Clássica de Lisboa.
Foi agraciado, em 1984, com o grau de comendador da Ordem de Benemerência. Em 1985, a Universidade Técnica de Lisboa atribuiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Faleceu em 1987.
Deixou uma obra escrita plena de sabedoria e de muita originalidade.

 



BEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEBEB

 

AGORA A DULCE RODRIGUES

 

ONCE UPON A TIME? A HOUSE RECEBE MENÇÃO HONROSA

NO FESTIVAL DO LIVRO DE HOLLYWOOD 2013

 

O livro infanto-juvenil ONCE UPON A TIME... A HOUSE, uma deliciosa estória cheia de fantasia da autoria de Dulce Rodrigues, recebeu Menção Honrosa no 2013 Hollywood Book Festival (Festival do Livro de Hollywood 2013). O livro deve sair em breve, mas o ?book trailer? respectivo está disponível.

 

A estória passa-se numa quinta, algures no meio do nada, que poderia ser em qualquer lugar. Fala-nos de uma Casa que se sente só, esquecida de todos, que tem um dia a alegria  de ver diferentes visitantes aí se instalarem, pouco a pouco, ao ritmo das estações, e começarem uma nova vida:  A senhora Aranha, o senhor Rato e a sua numerosa família, a senhora Pata e os seus filhotes, depois o grande Gato cinzento e branco, a Ovelha, as Formigas, mesmo as Abelhas... todos eles, com a Casa,  as flores, os frutos, os legumes acabam por ultrapassar as suas divergências e criam um lugar de paz e de equilíbrio...

É então que toda esta tranquilidade é perturbada pela chegada do Homem com o seu fiel companheiro, o Cão! Que lição ensinará o Homem a ser menos egoísta e a respeitar melhor a Natureza? Uma amarga lição!

 

 

ONCE UPON A TIME? A HOUSE  é a versão inglesa do conto Il Était une Fois une Maison  que foi premiado num concurso literário em França em 2004, e cujo e-livro respectivo tem estado desde há mais de dois anos nos TOP 100 da categoria na Amazon.com

 

 

Sobre o Festival do Livro de Hollywood

 

O Festival do Livro de Hollywood (Hollywood Book Festival) tem sede na capital da indústria do espectáculo e a sua finalidade é dar visibilidade a obras literárias menos divulgadas mas que merecem especial atenção da parte dos caçadores de talentos da indústria do entretenimento. As obras são apreciados por um júri que decidirá a quem atribuir as nominações, com base nos seguintes critérios: talento do autor para contar uma estória e potencial da obra para ser aproveitada para outras formas de expressão artística. Menos de cinco por cento das obras apresentadas a concurso chegarão a ser premiadas, pelo que receber uma nominação é um reconhecimento de talento de que os autores se devem orgulhar. 

 

Sobre a Autora

 

Autora premiada, Dulce Rodrigues escreveu seis livros infanto-juvenis e um livro sobre a sua viagem ao Egipto. Fala seis línguas vivas e é a tradutora dos seus próprios livros. Natural de Lisboa, cidade que a viu crescer e onde fez um curso universitário em Letras e Literaturas, viu-se atribuir mais tarde uma bolsa de estudos pelo Goethe-Institut na Alemanha e uma outra para um curso cientifico com a Open University no Reino Unido, o que a levou a viver em vários países da Europa. Depois de uma carreira profissional como tradutora junto das Forças Militares Norte-Americanas na Alemanha, e como funcionária internacional da OTAN, organização de que se encontra agora aposentada, vive parcialmente na Bélgica e em Portugal. Gosta de jardinagem, fotografia, arte, música, animais e livros ? tanto os dos outros como os que ela própria escreve, especialmente os que escreve para crianças e jovens? de todas as idades. É uma apaixonada por História e por viagens. Visite-a em www.dulcerodrigues.info ou em www.barry4kids.net.

3 comentários:

  1. Já adquiri o meu exemplar em português directamente à Dulce Rodrigues. Trata-se de um livrinho com uma história muito bem contada passada num mundo imaginário em que os animais falam e se comportam como se fossem humanos. Tanto quanto já verifiquei a história agrada muito às crianças. Vale mesmo a pena comprar!
    Fernando Barreiros

    ResponderEliminar
  2. Felizmente que posso considerar a Dulce como uma amiga! É bom privar com tanto talento. E este "book trailer" está um encanto.

    ResponderEliminar
  3. Meus queridos amigos, é para mim também uma grande felicidade poder contar convosco entre os meus amigos. Costuma dizer-se que é na adversidade que se vê quem são os amigos, mas penso que é sobretudo quando nos acontecem “coisas boas” que mais nos apercebemos de quem merece a nossa amizade. Um grande abraço a todos vós. E, em breve, mais novidades sobre outras “coisas boas” que me aconteceram entretanto. Dulce.

    ResponderEliminar