12/05/2012

A ESCOLA- MAIS UMA FOTO-OUTRA RECORDAÇÃO

O nosso amigo Xico, só agora descobriu este Blogue, e logo se prontificou a colaborar, enviando-nos uma foto "de" escola.
Os anos passados funcionaram como uma borracha.............nomes?.........TÁ BEM TÁ !
mas com a sua memória ainda em forma, lá se foi lembrando de alguns nomes, cujos proprietários ele gostaria de rever....e não só. Tentando não descontextualizar, tomo a liberdade de transcrever algumas passagens dos textos que me foram dirigidos.
Aspas
Tenho acompanhado com imensa curiosidade as notícias divulgadas no blogue............
 Eu morava na Rua Circular Sul, em frente à azinhaga, na rua da padaria, do clube, dos telefones, . Eu sou dos “putos” que desciam as escadinhas com uma tábua. Ao meu lado morava o Sr. Pinto ......., tinha um casal de filhos, ela era a Luísa. Do outro lado morava o Luís .......Por baixoxo morava o Grazina. Sou do tempo do Rui Águas que morava no bairro do lado direito quando subíamos para a igreja. Joguei muito ao berlinde no terreno que mais tarde seria o Mercado da Encarnação.
Eu devia ter ido para o bairro com 3 ou 4 anos, esta fofo que envio ( e que me deu um trabalham a limpar) era da escola primária junto à igreja, não muito longe da esquadra, espero que seja útil para o vosso trabalho. Eu sou o primeiro do lado esquerdo na fila da frente......................................................................... a minha alcunha era o "coradinho"..........


 agora lembrei-me que os filhos do Pinto que morava ao meu lado era o Tó Manel e a Luisa. .................................... Eu hoje tenho 61 anos, fui para o Bº da Encarnação com 3 ou 4 anos. Lembro-me da história de terem feito uma colheita de fundoas para dar um carro ao padre,. Deram-lhe um "carocha preto" que julgo depois teve um acidente, mandaram-no para fora da estrada. O meu pai era o Guilherme e a minha mãe era a Albertina (já falecidos).     Aspas

Mas agora vamos ao teste para ver se aprenderam bem o que vos ensinaram na escola.Aqui, vos deixo com um pequeno(grande) passatempo.
clica no link abaixo: 

 http://www.anossaescola.com/tarouca/recursos/Escolhamultipla2.htm




5 comentários:

  1. Henrique Alberto Silva12 de maio de 2012 às 18:24

    Salvo erro o aluno que está logo à frente da professora, de bata branca, era o Encarnação ( sim não é erro, tinha o nome do nosso Bairro. Recordo outros rostos mas não os respetivos nomes

    ResponderEliminar
  2. Também me lembro de algumas caritas, mas não sei os nomes. Bjs. Dulce

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia Miudagem: Só me lembro do Xico porque nunca mudou de cara, parece-me que o menino que está há frente da professora, de camisa com os colarinhos por fora da camisola, parece-me o José Lopes (LOCAS) da 26 serà?, de resto não tiro mais nenhum, um abraço a todos, do Fernando Nelson (GORDO.

    ResponderEliminar
  4. Como já comentei aqui, apesar de não ter nascido nos Olivais / Encarnação, e portanto não ter estas recordações deste bairro onde agora habito vai para 38 anos, acho estupendo que quem aqui nasceu, partilhe estas boas recordações...
    PARABÉNS a todos

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá dar uma ajuda no reconhecimento de alguns alunos aqui presentes.
    Fila de cima da Esq/Dir.1ºJoão Baraldi de Sousa,4ºArnaldo Coutinho,8ºEncarnação da Rua 20,
    12ºOctávio Alexandre.
    Fila do meio.3ºFilho do Sr.Gomes do Lugar,4ºMorava na Rua do Poço Coberto,5ºFilho da Contínua da Escola,10ºMarcelino Oliveira,11ºAmérico Carreira
    Fila de Baixo.3ºJúlio Oliveira (irmão do Marcelino.
    Abraço
    Fernando Hipólito

    ResponderEliminar