06/11/2010

VEM AÍ A BOMBA ATÓMICA

XZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXZXXZXZXXZXZXXZXZXXZXXZXZXXZXZXXZXZXX CUIDADO.....TUDO PARA OS ABRIGOS .......RAPIDAMENTE E EM FORÇA!!!!VEM AÍ A BOMBA ATÓMICA!!!!!OLHA...AFINAL FOI TUDO A BRINCAR!!!!!ORA BOLAS...EU QUE GOSTAVA TANTO DE VER UMA BOMBA ATÓMICA!!!!COMO SERÁ?? SERÁ COMO UM BERLINDE ABAFADOR ???UM PIÃO A RODAR, OU SERÁ COMO DIZEM QUE É UMA COISA MUITO MÁ!!!!ASSIM COMO DIZEM QUE É UMA SOGRA!!!???.---------------------------ESTE ERA PROVAVELMENTE O MEU DISCURSO EM 1955. SIM...1955.TALVEZ POUCOS SE LEMBREM MAS O BAIRRO DA ENCARNAÇÃO, SOBRETUDO NAQUELA ÉPOCA, ERA UM LOCAL MUITO SENSÍVEL NO QUE SE REFERE À SEGURANÇA NACIONAL.---RELATIVAMENTE PERTO DO MAR, E MUITO CHEGADO AO AEROPORTO DO EXTREMO DA EUROPA, EM PLENA GUERRA FRIA.----ASSIM SENDO TODOS OS CUIDADOS ERAM POUCOS !!!VAI DAÍ O GOVERNO DA ALTURA ORDENOU QUE SE REALIZASSE UM EXERCÍCIO PARA SOCORRER PESSOAS VITIMAS DE BOMBARDEAMENTOS. SE BEM ME LEMBRO, FOI INSTALADO UM "QUARTEL GENERAL" UMA CASA DE MADEIRA NO TERRENO EM FRENTE À ESQUADRA ONDE HOJE ESTÁ INSTALADO O "CENTRO DE DIA". JÁ NÃO ME LEMBRO SE HOUVE REBENTAMENTOS OU NÃO. ESPERO QUE ALGUÉM TENHA MELHOR MEMÓRIA!!! CALCULEM...ATÉ NISTO, O BAIRRO DA ENCARNAÇÃO, FOI O ELEITO!!PASSADOS ESTES ANOS TODOS CONTINUAREMOS CÁ (OU LÁ) PARA O QUE DER E VIER!! CONVIDO TODOS A LEREM OS TEXTOS QUE SÃO RETIRADOS DO LIVRINHO CUJA CAPA, PODERÁ AJUDAR A RELEMBRAR ALGO. ESTES LIVRINHOS FORAM DISTRIBUÍDOS POR TODA A POPULAÇÃO.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ESTE REGRESSO AO PASSADO SÓ FOI POSSÍVEL, PORQUE O NOSSO AMIGO HIPÓLITO, DESDE MIÚDO QUE TEM A MANIA DE GUARDAR TUDO. CLARO QUE TAMBÉM GUARDOU O TAL LIVRINHO, PUBLICADO PELA "DEFESA CIVIL DO TERRITÓRIO". AINDA BEM QUE O FEZ. PASSADOS MAIS DE 50 ANOS ESTAMOS A RECORDAR ESSE ACONTECIMENTO.

2 comentários:

  1. Boa tarde Vasco e toda a miudagem da nossa idade, e do bairro,pois essa cimulação foi por nós todos bem recordado, pois mesmo estando nós em nossas casas, ouvimos muitos vidros de janelas a serem partidos com os pedaços de estilhaços da tal casa de madeira construida no tal terreno de que falas em frente ás casas do Nelinho e do António Coragem, e os estilhaços foram parar pelo menos á minha rua 5, não sei se também a outras ruas naquela zona, um abraço para todos JOSÉ RICARDO

    ResponderEliminar
  2. Coisa engraçada:
    Lembrei-me agora de também ter assistido a uma simulação de um ataque. Só não sei o ano... No jardim relvado (onde começava e acabava a Rua 27), em frente à Farmácia Ascenso, puseram lá uma bomba de fumo e rebentaram um petardo que abriu uma cratera pequenota na relva!
    A minha mãe estava apavorada e nós, eu e o meu irmão Álvaro, danadinhos para saltar para a rua! Acho que o meu irmão ainda apanhou a tal lata que era a bomba de fumo!
    Ainda hoje ele guarda toda a espécie de tralha, o magano!!!

    ResponderEliminar