09/10/2010

A ANTIGA BORBOLETA

A NOSSA QUERIDA AMIGA "BÉ" SURPREENDEU-NOS COM ESTE "Bilhete Postal" . ALÉM DE SER UMA REVELAÇÃO ORIGINAL (O BAIRRO EM BILHETE POSTAL), TEM A PARTICULARIDADE DE AS RUAS AINDA ESTAREM TODAS IDENTIFICADAS COM "LETRAS". JULGO INTERESSANTE PASSAR NA INTEGRA A MENSAGEM QUE A BÉ ENVIOU, POIS NELA SE SENTE ALGUMA EMOÇÃO PELA "DESCOBERTA". OBRIGADO BÉ. TODOS TE AGRADECEMOS. ASPAS Olhem só o que encontrei nas coisas do meu Pai! Um postal, com o mapa da Encarnação, em que algumas ruas, em vez de números tinham letras. Ainda me lembro de na Rua 23 (de hoje) haver uma pedra branca (um paralelepípedo) embebida no chão, no meio do alcatrão, com a letra Z. Mas acho que já nessa altura era Rua 23, só que devem ter tapado a pedra quando voltaram a alcatroar a rua... Mas é giro?! ASPAS wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w ww w w w w w w w w w w w w w w w w w SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS RECEBI DO NOSSO AMIGO FERNANDO HIPÓLITO,( AGORA ESTAMOS JÁ EM FEVEREIRO DE 2011) ESTA IMAGEM AÉREA, INÉDITA, OBTIDA DE UM ÂNGULO DIFERENTE DO HABITUAL, QUE É UM REGISTO HISTÓRICO, SOBRE O QUE SE PASSAVA À VOLTA DO NOSSO BAIRRO POR VOLTA DE 1951/3. AQUI FICA ESTE REGISTO, INCLUÍDO NUMA PUBLICAÇÃO ANTERIOR ALUSIVA À "BORBOLETA".

12 comentários:

  1. Ai que saudades....
    A minha rua, hoje 19, foi a rua 2
    Abraços
    Camané

    ResponderEliminar
  2. Pois é Bé e Vasco, embora pequenita, mas recordo-me da minha rua ser ainda a Z e ter ido mudada para rua 23. Como o tempos passou...mas felizmente as recordações perduram, nunca desaparecem e sobretudo, se foram felizes e eu, fui aí muito feliz. Que saudades!

    ResponderEliminar
  3. OLÁ RAPAZIADA:
    AO FIM DE 55 ANOS FIQUEI A SABER QUE A RUA ONDE MOREI 50 ANOS ERA A RUA O, QUANDO FUIPARA O BAIRRO EM 1956 JÁ ERA A RUA DA QUINTA DO MORGADO
    É GIRO SABER ESTAS COISA ASSIM DE REPENTE ABRAÇOS PARA TODOS E UM BOM DOMINGO, NÃO SE ESQUEÇAM DE IR AO SANTO SACRIFICIO DA SAÍDA DA MISSA. QUE SAUDADES.

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvida que este postal que a Bé mandou para o Vasco, nos trás muitas saudades, e lembranças, a rua 5 que era a minha foi a rua 15 e no canto sem saída onde morava o Zeca Gomes, só era assinalada uma casa e mais tarde é que apareceu a outra casa geminada em frente da casa dele, velhos tempos em que nós não eramos velhos, mas sim uns miudos e miudas.
    Um abraço para todos JOSÉ RICARDO

    ResponderEliminar
  5. Pois é! Uns mudaram para números e eu de Rua P mudei para... Rua do Poço Coberto que ainda hoje se mantém. Nunca me conformei com a mudança da toponímia. É certo que o poço ainda lá continua, mas sinceramente acho verdadeiramente infeliz a mudança. Teria preferido Rua ...31 ! como o fado!
    De qualquer forma, é das poucas ruas em Lisboa que se orgulha de desembocar na 2ª circular...
    Um abraço a todos
    João Cláudio Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  6. Na foto que enviei,poderão ver:
    Á vossa esquerda em baixo,as chaminés da Fabrica Alves Gouveia,mais acima a Quinta da Viscondessa.Caminhando para a direita a Av. de Berlin,que vai até o Aeroporto com a Torre de Contrôle e Hangares.
    Em baixo a Igreja dos Olivais,a Rua Alves Gouveia que sobe até á SFUCO com as suas Palmeiras.
    Á direita da Igreja dos Olivais,a Calçadinha dos Olivais.
    Agora vão para cima até ao Bairro da Encarnação,onde verão o Cinema com o Ecran da Esplanada e a chaminé da Padaria.Mais para á direita e em baixo,a Quinta dos Serrões do Dr.Rui(hoje das Missionárias da Consolata).
    A igreja de Santo Eugénio (notam-se os vitrais laterais),e as Escolas 113 (rapazes)e 114 (raparigas).Ao cimo da Rua Quinta do Morgado um risco preto,que são as barracas da Praça.Entre o Telheiro e os Bombeiros,outro risco preto,que é um autocarro de primeiro andar.
    Poderão ainda reparar nos Pinheiros e Eucaliptos,
    onde íamos fazer Pic-Nics.
    Isto no aspecto geral.Se quiserem acrescentem pormenores.
    Fernando Hipólito

    ResponderEliminar
  7. Eu gostaria de conhecer a origem do Bairro da Encarnação.
    Como se chamava quela localidade antes da sua construção com o nome de Bairro hoje conhecido, e já agora, tão belo.
    com os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Abel, pelo que sei era a Panasqueria.
      Cumprimentos,
      Idalina da Silva

      Eliminar
  8. Grande Blog, eu sou um morador de Outra geraçao (73) mas como dizia na tropa (Filho da Escola), assim me considero um filho da enarnaçao.

    ResponderEliminar
  9. Eu tambem fui (e sou ) da rua 19 ,agora quem la esta e a minha filha ,mas assim de nomes não me recordo de ninguem eu morava ao pé da escola da D .Julia e fui para la em 45 fiz a escola primaria e depois segui Quimica na Fonseca de Benevides .Actualmente estou a morar no Baixo Alentejo mas vou aí varis vezes ,tenho que marcar presença num dos vossos almoços pois tenho la colegas meus.Meu nome é Elisabete Freire pode ser que alguem se lembre e me contacte (elis171241@gmail.com)

    ResponderEliminar
  10. Sou o Jose Manuel nascido e criado no bairo, fui socio do Atlético Recreativo da Encarnação e também do Centro Recreativo e Popular nº 5.
    Joguei hóquei, andebol, basquete no Atlético frequentava os bailes do Atlético da Encarnaçãocom um grupo Jacques, Zé Luis, Mangas, de garotas eram a Flor, Guida, Manuela, Esmeralda.
    Morava na rua 21 e fui criado juntamente com o meu primo Carlos Grilo

    ResponderEliminar
  11. Eu era da Rua da Portela, que começava junto ao telheiro e ía por ali abaixo, na parte inicial frente à quinta, hoje viveiro Camarário. Alguém dessa rua ou da rua de cima, a Nº. 6 ?

    ResponderEliminar