08/09/2010

ESCOLA MAIS RECENTE

DO NOSSO AMIGO HENRIQUE SILVA, RECEBI A SEGUINTE MENSAGEM, QUE POR SER MUITO ESCLARECEDORA E APELATIVA AQUI FICA A SUA TRANSCRIÇÃO. ASPAS Hoje de forma absolutamente casual coloquei no motor de busca o nome do "nosso" bairro ( serão remeniscências ? ) e logo me despertou a atenção, ou melhor me apertou o coração essas palavras quase mágicas "Miúdos do Bairro da Encarnação". Mirei e remirei as imagens, as palavras, sentindo um fervilhar de emoções de que dificilmente encontro adjectivos que as classifiquem correctamente. Corri nervoso aos meus tesouros de infância e lá encontrei a foto da turma da 3ª. classe A de 1961 do Professor Pinhão, que salvo erro, residia na 1ª. moradia da Rua dos Eucaliptos. Eu vivo actualmente em Setúbal, para onde vim "rebocado" pelo meu pai que para cá veio desenvolver a sua actividade de Profissional de Seguros. Tinha então 16 anitos e hoje 58 Primaveras. Morávamos na Rua da Portela, salvo erro no Nº. 35 que posteriormente foi alterado para o Nº. 86. Nesta rua passava então a carreira Nº. 10 da Carris que fazia o trajecto Moscavide/Praça do Chile ( 10 tostões cada viagem e um bilhetinho cor de rosa que geralmente fazia publicidade no verso á pasta dentifrica Couraça... ). O meu pai era o Carlos Silva. Eramos vizinhos do Sr. César, casado com a D. Berta, pais da Lisa, da Lena e da Clarinha. Chamo-me Henrique Alberto e recordo as jogatanas de bola que fazia na rua 6 ( rua sem saída ) com os meus amigos Luís Manuel Vieira Gaspar, o Toi, o Joaquim, o José Carlos Pires e outros e com a presença muitas vezes das irmãs Manuela e Dina, residentes naquela rua. Da Rua da Portela passávamos para a Rua 6 através das escadarias de pedra que unia os quintais ou pela escadaria que existia no inicio da rua 8. Mas não o quero infernizar com estas minhas memórias e simplesmente pretendo enviar a foto da turma de 1961 da 3ª. classe do Professor Pinhão. Por onde param todos aqueles malandros que constam na foto ? Um abraço com verdade Seu amigo ao dispôr Henrique Alberto Neves Pereira da Silva Nota: na foto sou o 3ª. a contar da esquerda na 3ª. fila ASPAS

4 comentários:

  1. Embora mais novo do que a grande maioria dos "seguidores" deste Blog, foi pena que o nosso amigo Henrique Silva não tenha indicado qual dos miúdos era ele na foto que enviou, pois mesmo assim poderia tornar mais fácil ser identificado pelos antigos colegas daquela turma.
    E até eu (que passei sempre as minhas férias e grande parte da minha juventude em Setúbal, porque a minha mãe e toda a sua família eram de lá) poderia reconhecê-lo, quem sabe?

    ResponderEliminar
  2. Olá Cara Stella.
    Não deixas passar nada!!!
    O lapso foi meu, agora já está feita a correcção.
    Como na mensagem estava em NOTA, e estava muito abaixo..........passou-me.
    Obrigado.
    Um beijinho
    Vasco

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!
    O meu nome é Verónica Reis e pertenco à família Reis da Rua dos Lojistas nº18, sou neta do Sub-Chefe Reis e da D. Ilda e filha do Júlio (o filho mais novo dos meus avós e que tinham mais dois: o Luis e o Zé).
    Envio esta mensagem porque reparei que o meu pai se encontra nesta foto... Está na 3ª fila a contar de cima e é o 1º do lado esquerdo! Acho que ele era um rufia de 1ª mas muito bom amigo...
    Alguém me sabe dizer mais sobre o meu pai nos seus tempos de escola e juventude?...
    É sempre com muita alegria e saudade (de um tempo que eu não vivi) que leio este blog.

    Obrigada por o terem feito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um amigo enviou-me este link, e que maravilha. Pelo meu nome já devem ter adivinhado que sou o Luís que jogava à bola com o Henrique e que eu muito gostaria de reencontrar, assim como muitos que partiram do Bairro. Fui a alguns almoços de confraternização mas era tudo juventude da década de 50 e eu sou da década de 60, e se agora não há diferença na altura havia. Além dos referidos pelo Henrique havia o Zé Manel (em cujacasa agora resido), o Alvarinho, o Barata, O Carreira, que ainda cá anda. Das miúdas havia a Pitucha, a Paula, a Teresa. Tantos que eu gostava de ver.

    ResponderEliminar