04/03/2010

HOMENAGEM A UM PIONEIRO

Quando este Blogue foi lançado, fiz questão de destacar, algumas figuras que foram à época, marcantes e de grande influência, na vida de todos nós. Chamei-lhes "OS PIONEIROS". A Galeria dos Pioneiros, faz parte da página principal, e assim permanecerá sempre, com o devido destaque e reconhecimento. Felizmente, chegou-me às mãos, uma foto, de um jantar de despedida/homenagem a uma das figuras referidas naquela "Galeria". Nada mais nada menos do que o Chefe HORTA. Todos nós sabemos quem foi o Chefe HORTA, mas para os que desconhecem, este Senhor era o Chefe da esquadra da Polícia. Naqueles tempos, Só um grande HOMEM a desempenhar aquelas funções, poderia ser objecto de um jantar/homenagem de despedida. Esta foto vem provar que muito merecidamente o CHEFE está nos "PIONEIROS" por mérito próprio.É bom lembrar que na foto estão os pais de alguns de nós, e que talvez por algumas vezes, o CHEFE teve de dizer: "Oh Sr Fulano, olhe lá que o seu filho anda à "chinchada"...." ou então " Oh Sr Fulano, olhe que o seu filho, anda o dia todo a provocar os "guardas", a fugir com a bola de um lado para o outro...... Enfim o CHEFE soube respeitar-se e dar-se ao respeito.Todos nós lhe estamos gratos. Era bom que todos os presentes na foto fossem identificados. Eu só conheço três, O Chefe Horta, o Sr Pavoeiro e o Sr Januário.Quem reconhecer mais alguém.....atire!

18 comentários:

  1. Ora vamos lá a ver.
    O 1º da Esquerda de pé: O Sr. Rêgo, pai do José Manuel Rego (já falecido) e que morava no nº 9 da Rua do Mercado.
    À sua Esquerda o Sr. Castro, pai do Jaime Castro (Jaiminho), que morava no nº 14 da Rua do Mercado.
    Na fila dos que estão de costas mas a "fazerem-se" para a fotografia o 3º é o Sr. Manuel Ferreira, que morava no nº 6 da mesma Rua. Lembro, só a título de curiosidade, que este senhor foi o percursor das corridas de bicicletas no CRP nº 5 do Bairro da Encarnação (final dos anos 40, início dos anos 50) e do cinema (que começou com um projector de 16mm e filmes cedidos pelas embaixadas e pela Pathé Baby Portugal do Sr. Bernardo, que estará, com toda a certeza, na foto mas que não consigo identificar), na respectiva sala de festas (das matinées dançantes - lembram-se - que deram lugar a alguns casamentos), a 1$00 o bilhete e acabou no "velho" Barracão onde tantas alegrias foram vividas (sobretudo teatral e cinematograficamente, entenda-se.
    Ao lado esquerdo do Chefe Horta - o Homenageado - (penso que é o 4º a contar da direita dos que estão à cabeceira da mesa), o Sr. Moreira que morava no nº1 da Rua do Mercado. E para já é tudo...
    Pode ser que ainda consiga fazer a identificação de mais alguns, mas sejamos justos: qualquer destes venerados Senhores, se ainda estivessem entre nós, estariam, todos ou quase todos, na casa dos 100 e "alguns"... para cima.
    Mas não há nada como olhar para a fotografia e tentar recordar os nossos "VELHOTES". O meu identifiquei. Foram diversas as vezes que ficava a bola - a "malta" tinha pernas - e lá tinha que ele ir falar com Sr. Chefe para ir buscar a "chincha" (quando era de "borracha"). T'ás a ver...
    AAF

    ResponderEliminar
  2. Reconhecendo e sentados a contar da esquerda está o sr.Pavoeiro, o sr. Oliveira que morava na rua dos Eucaliptos, o sr. Manuel Fernandes pai do Chico cenoura que morava na rua do Poço Coberto e o meu pai Abilio Evangelista que morava na antiga rua X frente à escola pelo quintal de quem passava a D. Isabel professora de muitos entre os quais o Vasco.

    ResponderEliminar
  3. Um abração Rui.
    Fiquei muito satisfeito de te ter encontrada há dias. Mais uma vez um abração
    Vasco

    ResponderEliminar
  4. Vamos a isto........digam quem são os vossos pais......Já temos alguns identificados....Só faltam identificar 21 !!

    ResponderEliminar
  5. Ao lado esquerdo do homenagiado está o antigo presidente da Junta de Freguesia dos Olivais no tempo da outra senhora Dr.Coimbra que morava salvo erro na Rua do Mercado onde fui várias vezes á "chinchada".

    ResponderEliminar
  6. Não é lado esquerdo mas direito

    ResponderEliminar
  7. O anónimo que faz o comentário nº 5 tem razão.
    O senhor que está à esquerda do Chefe Horta é o Sr. Coimbra e não o Sr. Moreira como tinha referido. Perdoem o engano.
    Morava, como disse, no nº 1 da Rua do Mercado e tinha o quintal aaaabbbeeerrrtttooo.
    António Anjos Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Não é para comentar propriamente a foto, porque nela não reconheço ninguém. É simplesmente para dar os parabéns ao Vasco pelo novo "look" do Blog, que está um "must"! Foi inspiração das férias, está visto...

    ResponderEliminar
  9. BOM DIA PUTOS.
    VASCO PARABÉNS PELO NOVO ASPECTO PELA TUA IDEIA
    AO POURES A MALTA A RECORDAR O QUE FOMOS O QUE SOMOS E O QUE TENTAMOS SER, É MUITO BOM TER A MENTE FRESCA PARA NÓS E PARA OS OUTROS.
    OBRIGADO VASCO.
    NELSON CARMONA (Nelinhos)
    UM ABRAÇÃO PARA TODOS

    ResponderEliminar
  10. Olá Vasco, apesar de não o conhecer, também sou uma das miúdas nascidas no Bºda Encarnação. Chamo-me Laura Castro e nasci em 1950 na Rua do Mercado,14. Sou a filha do Sr.Vitor Jaime Marques e Castro(que se encontra na foto acima,e que foi Presidente do antigo Centro Desportivo e Recreio do Bºda Encarnação).Sou assim a irmã mais nova do Jaime Castro (o Jaiminho) e da Marieta Castro. Parabéns pelo blogue! Gostei de ver

    ResponderEliminar
  11. sem querer dei com este blogue nasci no bairro em 1942, pratiquei tenis de mesa no centro e vivia perto da cabine na rua 14 perto do fiscal.QUE SAUDADES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em que bairro não no bairro da encarnaçao que so foi inaugurado em 1945

      Eliminar
  12. Meu Caro

    Se desejares enviar-me o teu mail,e melhor identificação, gostaria. Se também tiveres fotos representativas de actividades em grupo envia para publicação futura.

    ResponderEliminar
  13. olá a todos, muito especialmente ao "GRANDE VASCO" MENTOR DESTE ENORME ACONTECIMENTE QUE É O NOSSO BLOGUE!!!!! SOU UMA DAS MIÚDAS DA RUA 22 O NUMERO É SEGREDO.....SE POR ACASO NÃO ESCREVER CORRETAMENTE PEÇO DESCULPA MAS FUI UMA QUE COMEÇOU AOS DEZ ANITOS A TRABALHAR E AGORA ESTOU A DAR OS PRIMEIROS PASSSOS NA NET.UM ABRAÇO PARA TODOS

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. envia o teu mail para futuros contactos.
    Vasco

    ResponderEliminar
  16. Caríssimos,
    gostava de contribuir para o vosso blog, com fotos da vossa infância.
    Tendo nascido nos anos 60 e passado parte da Infância na rua 20, histórias do bairro eram as narrativas favoritas da minha avó. Da construção da casa pelo meu Avô Júlio Soares, dos convívios para fazer o vinho, do "chefe palhinhas" do "Rodrigo" fadista de que não oiço falar faz tempo, enfim.
    O meu pai, ainda vivo mas pouco dado ao convívio, deixou-me albuns de fotografia onde encontro algumas fotos que penso serem do vosso interesse.
    se acharem interessante posso digitalizar e enviar fotos.
    Quanto a mim que sou um puto de outra geração, dei com este blog enquanto procurava imagens do Bairro da encarnação de outros tempos.
    Feliz coíncidência.

    ResponderEliminar
  17. Envia já as fotos, amanhã será tarde!!!
    Identifica-te com mail para eventuais contactos.
    Um abraço
    Vasco

    ResponderEliminar