27/12/2009

O PRESENTE DOS TEUS BISNETOS

Contra factos não há argumentos!!! Pensei eu que o filminho que publiquei, a enviar a todos as Boas Festas e desejos de Bom Ano de 2010, seria a última publicação deste ano. Felizmente assim não será. Todos nós, os antigos miúdos fomos brindados com uma demonstração de carinho dos miúdos de hoje. É verdade!!!!Eles também andam na nossa Escola!!!! Já alguma vez tinhas pensado nisso???. Não sei como o nosso Blog chegou à Escola Primária (como se dizia antigamente). A ambição não era ir tão longe, mas ainda bem que lá estamos de novo. Calculem que os nossos bisnetos, nos brindaram com uma maqueta da "Borboleta", feita em plasticina. Que maravilha. Eles devem ter entre os 7 e 9 anos. Isto foi mais uma surpresa, e não tenho prosa capaz e suficiente para acompanhar a foto que recebi. A todos que apreciarem esta iniciativa, peço que enviem um "comentário" dirigido à Professora, como incentivo para Ela, e que possa transmitir à sua turminha a energia que a equipa do Prof. Pinhão e D. Carmen nos transmitiram a nós. Assim sendo, passo a transcrever os mails trocados entre mim e a Professora responsável, por tão nobre atitude. ASPAS De: Paula Rechena Em jeito de presente de Natal, envio esta foto/maquete, do bairro da Encarnação. Foi elaborada em plasticina pela actual turma do 3º ano A da Escola Básica 1 Paulino Montez( antiga escola 113),junto à Igreja. Com muito carinho e pormenor , os nossos miúdos de hoje estão também em sintonia com o bairro. Feliz 2010. A professora Paula Teresa( e antiga miúda do bairro).ASPAS........ASPAS Cara Paula Não sei se a Paula Rechena é a mesma Paula Teresa. Admito que sim, mas se não for, também não vem mal ao mundo. Pessoalmente agradeço com enorme comoção, o presentinho que nos enviaram. Estou certo que todos os miúdos dos anos 50 irão ficar muito sensibilizados, não só por verificarem que o espírito “Bairro” se mantém, mas sobretudo porque a Comunidade está activa. Estes meninos de hoje são diamantes que tratados com carinho e amizade, daqui a 50 anos certamente serão melhores do que nós. Não consigo imaginar o trabalho e aplicação que todos eles puseram na elaboração da “maqueta do Bairro” . A todos ELES o nosso obrigado e à Senhora Professora, que certamente os orientou parabéns pela obra realizada. Gostaríamos que a Senhora Professora, numa aula, e quando julgar conveniente, lhes dissesse o quanto nós apreciamos este presentinho, e que os incentivasse, com o nosso exemplo, que a amizade e o respeito comum é um bem cujo valor não tem limites. Quando tínhamos a idade deles, na mesma Escola e nas mesmas ruas por vezes as coisas não corriam muito bem. Lá havia uns socos e alguns pontapés, quando não eram as fisgadas………Hoje somos todos tão amigos que NADA pára esta amizade. Eles que guardem com muito carinho todas as “coisas” que fazem hoje, pois, quem sabe (nós não sabíamos) daqui a 50 anos poderão servir para publicar e recordar num BLOGÃO !!!(Há 50 anos quem pensava num Blog??? Tínhamos …os que tinham, uma ardósia) . A estes miúdos vou-lhes chamar no Blog, os BISNETOS. Mais uma vez, Paula, o nosso obrigado, e se me permite, se não se opuser, gostaria de transcrever para o Blog o seu mail e esta minha resposta. Um abraço Vasco ASPAS.............ASPAS De Paula :Pois é.....é com muito orgulho pelo bairro,que a minha turma irá entrar no blog dos 'miúdos'.Assim como é ,com esse espírito, que eles visitam zonas marcantes da Encarnação,participam em marchas populares,fazem entrevistas aos mais antigos e ouvem boquiabertos histórias desse passado. Aliás, eu própria relato acontecimentos e episódios que vivi na própria escola( nos gloriosos anos 70) com tanto entusiasmo que passo certamente esse testemunho de carinho. Vou certamente falar-lhes do blog e da amizade que é intemporal em qualquer época.. Terão notícias dos bisnetos....aguardem. Professora Paula Teresa Rechena...ASPAS

13 comentários:

  1. Formidável este trabalho! Parabéns, de facto, à professora Paula Teresa Rechena (suponho que a ideia terá sido mesmo dela) e muitos, muitos parabéns ao empenho dos "bisnetos" na execução da maquete do nosso querido Bairro da Encarnação. E chegou mesmo em jeito de presente de Natal!!! Acho que sabe muito bem a todos receber tal prenda. Pela minha parte, muito obrigada e um beijo para cada um desses meninos e meninas. E obrigada ao Vasco por, através deste Blog, nos proporcionar este "relacionamento" com os actuais utentes da nossa antiga Escola Primária 113, que fiquei agora a saber que se chama hoje em dia Escola Básica 1 Paulino Montez, alteração que eu desconhecia.
    Mais uma vez obrigada e parabéns aos intervenientes nesta obra.
    Stella

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à professora pela iniciativa e pelo entusiasmo que pôs ,de certeza, nessa proposta de trabalho aos seus alunos . O produto revela o empenho que a professora há-de ter posto neste trabalho. PARABÉNS a todos.
    Já agora para quem não souber ou não se lembrar Paulino Montez foi o Arquitecto que planeou o nosso Bairro.

    ResponderEliminar
  3. QUE GRANDE PRENDA DE NATAL, ESTA PROFESSORA E ESTES MENINOS DEVEM ESTAR CHEIOS DE ORGULHO E ATÉ DE VAIDADE, É UMA MARAVILHA VER ESTES TRABALHOS QUE AS NOSSAS CRIANÇAS CONSEGUEM FAZER COM TANTO AMOR TANTO CARINHO COM O AMOR QUE SÓ AS CRIANÇAS CONSEGUEM MOSTRAR AOS ADULTOS.
    TENHO DOIS NETOS COM SEIS ANOS (GÉMEOS) ESTÃO NO PRIMEIRO ANO, E VEJO TRABALHOS DELES E EM GRUPO QUE FICO DE BOCA ABERTA.
    REZO PARA QUE ESTAS CRIANÇAS SIGAM ESTA BITOLA E QUE NÃO SE DESVIEM DO CAMINHO DO BOM CAMINHO.
    PARA TODOS OS NOSSOS BISNETOS E RESPECTIVA PROFESSORA O NOSSO BEM HAJA.
    OBRIGADO BISNETOS.
    Nelson Carmona

    ResponderEliminar
  4. Oh Vasco
    Isto foi uma bela surpresa !
    Agradece também em meu nome à professora, certamente filha de alguém que, tal como ela nos anos 70, deve ter frequentado a escola nos 50´s.
    Também não sabia da mudança de nome da minha "escola da câmara nº 113 ".
    Deixo aqui uma sugestão !
    Para quando uma visita dos "miúdos" (agora na casa dos 60) à escola, onde a maioria nunca mais pôs os pés ?
    João Cláudio GM

    ResponderEliminar
  5. Desculpem só agora aparecer,mas vale mais tarde do que nunca...
    Está tão lindo o nosso bairro, que quase não o reconheci à primeira vista.
    Mas está uma gracinha. E está lá tudo! Desde a Igreja, aos mercados, ao "cinema", os Bombeiros e as Escolas, claro!!! Pena que não esteja o Telheiro, mas provavelmente já não o conheceram!
    É uma delícia, vêr que apesar dos computadores, os meninos e meninas de hoje ainda brincam e gostam de brincar com plasticina e fazem coisas tão lindas.
    E para mim a escola era "A" Escola!
    Nem me lembrava que tinha um número!
    Parabéns e Felicidades, Professora.
    Continue a formar esses meninos e meninas, e bem!

    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Parabéns á professora Paula Teresa, e á sua equipa de" arquitetos da plasticina", hoje bisnetos e amanhã miudos,"arquitectos do cimento armado", pois no nosso tempo só tinhamos como todos os miudos e miudas actuais se lembram a borboleta de papel, que era fornecida pelo Silva da Casa Silva,só peço é que a professora Paula Teresa assim como todas as suas colegas actuais preparem os seus alunos, tão bem, como os nossos professores nos prepararam para a vida embora muitas vezes com a ajuda da menina dos cinco olhos.Mais uma vez os meus cinceros parabéns á senhora professora e aos nossos bisnetos que tão brilhante trabalho e prenda de Natal nos ofereceram.
    Felicidades para 2010. JOSÉ CARLOS RICARDO

    ResponderEliminar
  7. Ola professora,quero dar-lhe os parabens pelo magnifico trabalho junto dos seus alunos(que por acaso a minha filha e sua aluna)e parabens a turma e continuem a fazer trabalhos como este,um beijinhos para a turma e professora.Carla Sofia Teixeira

    ResponderEliminar
  8. A maquete do bairro da Encarnação está muito bonita. Só podia! Foi feita pelos mais belos artista do mundo.
    Olha, tão lindas que estão nossa casinhas!
    Um beijinho muito grande para a minha professora Paula Teresa.

    Ana Luísa

    3.º A - Escola Paulino Montez

    ResponderEliminar
  9. Agradeço ao Vasco, à Professora, aos nossos BISNETOS por continuarem a manter o nosso lindo bairro, vivo, na memória de todos nós. Mas elevo um pensamento para Deus, afim de manter esta nova geração, unida, respeitadora e conservadora dos valores pelos quais nos regíamos e regemos. Ah! Também quero dizer que apoio a sugestão do João Claudio. Vivo no Porto, mas faría com muito gosto, uma visita à nossa querida escola e BISNETOS.

    ResponderEliminar
  10. OLá boa tarde.
    Sou Isabel Barros e moro na Amadora.
    Agradeço ao Srº Vasco por ter feito este blogs pois faz-nos recordar a todos os que são da geração abaixo da vossa.Que saudades eu tenho do meu querido Baiiro da Encarnação e que recordações.
    Fiquei muito feliz quando me falaram sobre este blogs.
    Dou os meus parabens por esta iniciativa só espero que a geraçao a seguir á do senhor faça o mesmo.
    Eu não nasci no Bairro mas fui para lá com apenas 5 aninhos de idade.
    Por isso considero-me filha do nosso querido Bairro.
    Mais uma vez felicito-o pela iniciativa.
    Força Vascoooooo.............
    Um Abraço
    Isabel Barros

    ResponderEliminar
  11. Ola, eu sou a joana e acho que esta maquete esta feia porque nao fui eu que a fiz.
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  12. Olá, eu sou a Sofia e acho que a professora Paula Teresa é muuuito fixeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijinhos da Sofia!!!
    Um abraço!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. que maquete linda
    parabens
    quem me dera saber fazer isso.
    adooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooro

    ResponderEliminar