09/11/2009

A BORBOLETA, A MARIPOSA OU BUTTERFLY

Para os mais distraídos aqui vai uma borboleta. Não faço qualquer tipo de comentário, mas quem tiver coragem diga qualquer coisita

31 comentários:

  1. Pois aqui está o nosso querido Bairro da Encarnação, de autoria do Arquitecto Paulino Montês. Creio que mais nenhum bairro de Lisboa terá este formato de borboleta, pelo que foi realmente uma ideia muito original e muito bem conseguida, que nos permite distingui-lo nos mapas com muita facilidade. E amá-lo, direi eu.

    ResponderEliminar
  2. Há nesta planta algumas questões que deixo no ar para quem saiba.
    Junto à igreja aparecem duas ruas em redondo, no local das escolas, que não me lembro de terem existido.
    As ruas originalmente tinham nomes de letras e não de números. A minha era a "P" e o nº 46 que depois mais tarde passou a 8.
    As circulares Norte e Sul ainda não aparecem referenciadas.
    A Rua da Quita do Morgado porque é que aparece no Bairro de Baixo quando o bairro do mesmo nome é junto ao Ralis?
    Junto ao clube ADCEO aparece rua da Qta. de Sta. Maria. Este é que devia ser o terreno onde foi construído o nosso bairro!
    Quem esclarece?
    Um abraço a todos
    João Cláudio GM

    ResponderEliminar
  3. Desde sempre me recordo destes mapas que trazia da "Casa Silva", sempre que a minha mãe lá ia comprar umas linhas...
    Também o usávamos muito, pois morando na Alameda todos os que pela primeira vez vinham ao Bairro, por ali passavam. E, ou antes de se perderem ou já perdidos, nos perguntavam onde ficavam as ruas, pois não estavm habituados a Ruas por números, e ainda por cima, pares a um lado e ímpares a outro...
    Mais tarde,já dos aviões ou até mesmo no Google,lá está a borboleta á nossa espera!
    É assim a modos que a Muralha da China, vista dos satélites....
    Reconhece-se logo!

    ResponderEliminar
  4. Tentando contribuir, em parte, para o esclarecimento das questões postas por João Cláudio GM acerca da muito antiga planta do Bairro da Encarnação aqui publicada, penso que, de facto, as duas ruas em redondo no local das escolas nunca terão chegado a ser construídas, talvez mesmo por qualquer alteração do projecto inicial.
    Relativamente às Circulares Norte e Sul, elas aparecem ainda referenciadas por letras, respectivamente pela letra K e pela letra J.
    Quanto à Rua da Quinta do Morgado, ela sempre existiu no chamado “Bairro de Baixo”, muito antes da construção do Bairro da Quinta do Morgado junto ao Ralis, que creio ter sido apenas em 1970, e que se destinava, conforme foi divulgado naquela época, a albergar os militares (e suas famílias) que tivessem regressado com qualquer tipo de deficiência por acidentes ocorridos no decorrer da Guerra Colonial. Foi pelo menos esta a versão que durante muitas vezes ouvi repetida.
    E ainda sobre a Rua da Quinta de Stª. Maria, também me lembro de já se chamar assim muito antes da construção do Clube ADCEO, conhecido na altura pelo Cine-Teatro da Encarnação.
    Posso estar errada em algumas coisas, mas estou apenas a transmitir-lhe a minha convicção. Se realmente alguém tiver em sua posse informações mais correctas e detalhadas, já agora também gostaria de saber.
    Um abraço e obrigada
    Stella

    ResponderEliminar
  5. Ao professor das Belas Artes e autor do projecto da urbanização do Bairro da Encarnação, o Estado Novo recomendou-o de elaborar um conjunto habitacional a preencher pelas mais diversas profissões, que naquele tempo, se insiria no exterior do tecido urbano da cidade e também, da sua zona industrial.
    A áera de implantação resultaria da expropriação, de uma pequena parcela, da "casa agrícola" da Viscondessa dos Olivais.
    O Aeroporto da Portela havia sido implantado na Portela de Sacavém, recentemente. Por consequência, a pista da Amadora, dos actuais terrenos da Academia Militar, ficara desactivada.
    Os instrumentos de navegação das aeronaves eram rudimentares, face aos actuais recursos de navegação pelo que a aproximação à pista se efectuava por observação visual.
    Assim, a forma de BORBOLETA nasce do traço do Arquitecto Montês, como um precioso auxuliar de navegação aérea, definindo nos fins da década de 30, o traçado e perfil das ruas do Bairro da Encarnação, onde nasci e vivi até aos 28 anos.
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  6. José Carlos de Oliveira Ricardo12 de novembro de 2009 às 21:49

    Vasco o meu comentário sobre a nossa borboleta,que tantas alegrias e tristezas nos deu bem como aos nossos pais, e embora eu só ter estado no bairro, desde que nasci até aos 16 anos, idade com que parti para África, como é do teu conhecimento e de muitos, é de Agradecimento(com A grande), tanto á Stella, que eramos quase vizinhos pois eu era da Rua 5 e ela da Rua 11 que ficava nas traseiras da minha casa,como ao João Claudio G M, que não melembro dele, como ao Bé e ao outro anónimo, que também ajudaram a recordar tantas coisas de bom, um abraço para todos JOSÉ RICARDO

    ResponderEliminar
  7. Olá Stella e Ricardo

    Apraz-me saber de vós, passados que estão algumas décadas desses tempos de juventude!

    Com a Stella ainda dancei uns yés-yés, tangos, valsas, no dito "salão de baile" do velhinho Clube Atlético e Recreativo da Encarnação. Não me recordo se na matiné dançante aos Domingos, se pelo Carnaval, quando os papelinhos, ao menor descuido, afloravam num ápice pela boca, empurrados pela folia do momento. Era elegante, simpática e excelente dançarina, pela leveza sustentada que apresentava a cada variação de ritmo ou de passos. Ao ler o que escreveu, fez-me recordar seu pai e sua mãe, entre outras pessoas. Também reencontrei nas minhas memórias, o Sr. Mota - parece que o estou a ver com o "molho" das chaves do Clube, de fato preto - e aquele lacrimejar teimoso persistiu ao abrir a tampa dos tesouros de minha infância.

    Do Ricardo, meu amigo de infância. Fomos companheiros nos infantis de Basquetebol, cujo campo era no topo poente do ringue. Recordas-te de um jogo que disputámos no campo do Belenenses, sob muito calor e forte exposição solar em que cada queda era uma esfoladela nos joelhos?
    Lembras-te de termos jogado em Torres Vedras, no Ateneu e no CIF?
    Talvez um dia, nos possamos encontrar, e reconhecermo-nos pelo que partilhámos já que a idade não perdoa nesta viagem de quase cinco décadas passadas, onde os sorrisos da vida deixaram rugas vincadas nos rostos, os sonhos desfeitos e os projectos de vida alterados, etc. Também conheci tua mãe e irmã, algumas vezes foram a minha casa.
    Tenho uma ténue ideia de teres ido para Moçambique com os teus pais.

    Um abraço jovial.
    António Álvaro Ferreira Jerónimo (Alvarinho)

    ResponderEliminar
  8. Caros amigos
    Para o Ricardo (não me lembro dele) gostava de dizer que eu entre os meus seis e dez anos (1950 a 55)andava com um grupo ali do largo do transformador e marco do correio(ruas 7/11/15).
    Eram meus companheiros de brincadeiras, coboyadas, caçadas, futeboladas nos pinheiros, digressões ao aeroporto, etc.,o Álvaro Jorge Teixeira, o Latas, o Meca, o Manel, o Francisco Fernandes (cenoura), o Aleixo e outros. Corríamos o bairro norte todo, e esticávamo-nos até ao que é hoje a Portela e Olivais Norte/Qta. da Panasqueira.!
    A memória falha-me sobretudo em relação ao sexo feminino cá do burgo, uma vez que eu era tão "acelerado" na altura que o meu pai tratou de me arranjar actividades escolares e lúdicas longe do bairro a partir do início do liceu! As meninas que me desculpem se não me lembro delas mas acabei por conhecer outras lá para as praias da Caparica.
    Um abraço a todos
    João Cláudio GM

    ResponderEliminar
  9. ESTE BLOGUE ESTÁ MUITO ENGRAÇADO MAS BASTANTE TENDENCIOSO FALA MUITO NO BAIRRO NORTE, DE PESSOAS E COISAS E MUITO POUCO NO BAIRRO SUL, TAMBÉM LÁ VIVIAM PESSOAS E TAMBÉM LÁ SE FAZIAM COISAS, NÃO FALAM DO CICLISMO NÃO FALAM DO VOLEI
    E TAMBEM DO ATLETISMO NO C.R.P. N.º5. SEMPRE FOI UMA SEPARAÇÃO FEITA PELO NORTE, EMFIM TENDENCIAS
    QUE PELOS VISTOS NÃO SE PERDERAM NO TEMPO.
    TEMOS PENA, QUE NUM ESPAÇO TÃO PEQUENO CAIBA TANTA PARVOICE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SOU O: NELSON CARMONA OU O FERNANDO DO CONJUNTO DO GENTIL OU AÌNDA O XERIFF. CLARO NÃO SE LEMBRAM
    EU SOU DO SUL.

    ResponderEliminar
  10. CARTA ABERTA AO NELINHOS
    MEU CARO
    VOU TENTAR SER BREVE NA RESPOSTA AO SEU COMENTÁRIO, QUE AGRADEÇO, MAS TALVEZ NÃO TENHA O ENGENHO E ARTE PARA ESCLARECER TODAS AS QUESTÕES QUE LEVANTA.
    MAS ANTES DE MAIS PEÇO DESCULPA DE NÃO O TRATAR POR TU, COMO FAÇO COM TODOS OS “MIÚDOS” OU TODAS AS “MIÚDAS” QUE PARTICIPAM E COLABORAM NESTE BLOGUE.
    SE EU TENHO PRAZER DE O ESCLARECER ALGUMAS COISAS, ESPERO QUE TENHA O PRAZER DE SER ESCLARECIDO.
    DIZ O “NELINHOS” QUE O BLOGUE É TENDENCIOSO FALA MUITO DO NORTE.
    HO NELINHOS A GUERRA NORTE SUL, ACABOU EM 1865. FOI A GUERRA DE SECESSÃO NOS EUA ENTRE OS ESTADOS LATIFUNDIÁRIOS E OS ESTADOS INDUSTRIALIZADOS, ONDE UMA DAS GRANDES QUESTÕES ERA ESCRAVATURA LEVADA A EFEITO NUMA DAS FACÇÕES.
    QUE EU ME LEMBRE, NO BAIRRO, PODERIA HAVER DESPIQUES, MAS NUNCA HOUVE ÓDIOS, GUERRAS, VINGANÇAS E POR AÍ FORA. NA SUA RUA NÃO FAZIAM CAMPEONATOS DE CARICAS COM A RUA DO LADO? …….FOI PENA.!!!!
    POSSO-LHE DIZER QUE JÁ PASSARAM 50 ANOS E DOS MEUS MELHORES AMIGOS ( DO SUL E DO NORTE) CONTO COM AQUELES QUE FORAM MEUS ADVERSÁRIOS EM MUITAS MODALIDADES. AINDA BEM !!!
    COMO SABE A INTERNET, JÁ EXISTE HÁ UM BOM PAR DE ANOS. FOI UM PARVO COMO EU, QUE SEM TER SUFICIENTES CONHECIMENTOS SOBRE A MATÉRIA, DECIDIU QUE O NOSSO PASSADO PODERIA SER REUNIDO NUMA ÚNICA PEÇA.
    É BOM QUE SAIBA, QUE POR VIRTUDE DESTA INICIATIVA, ALGUÉM COM MAIS MÉRITO QUE EU, IRÁ PUBLICAR EM BREVE UM LIVRO, E OUTRO ALGUÉM IRÁ PRODUZIR UM FILME, QUE SERÁ LANÇADO NO PRÓXIMO ANO SOBRE ESTES TEMAS.
    ANTES DE EU TER TIDO ESTA PARVA IDEIA, NÃO APARECERAM LIVROS NEM FILMES NEM INTERNETES.
    NESTA INTRODUÇÃO SÓ MAIS UMA COISA; SOU EU DE FACTO, O GESTOR DESTE BLOGUE, MAS QUEM COLABORA E FAZ DÊLE O QUE QUER QUE SEJA É TODA UMA JUVENTUDE, HOJE MENOS JOVÉM, E QUE ME ENVIA AS SUAS FOTOS E CONTA AS SUAS HISTÓRIAS, E EU TENHO TODO O PRAZER EM AS PUBLICAR.
    COMO CERTAMENTE JÁ VIU NO BLOGUE ESTOU PERFEITAMENTE IDENTIFICADO. ACHEI QUE NÃO ERA IMPORTANTE DIZER ONDE MOREI COM OS MEUS PAIS, MAS PARA SEU SOSSEGO, EU VIVI DE FACTO NA PARTE NORTE E MUITO A NORTE; PRIMEIRO NA RUA DE QUINTA DE SANTA MARIA LOTE 25, E DEPOIS NA CIRCULAR NORTE Nº12-1ºDTº.
    SE FUI EU SÓZINHO A INICIAR ESTA PARVOÍCE É LÓGICO QUE TINHA DE INICIAR COM COISAS QUE EU TIVESSE.

    COMO ADMINISTRADOR DO BLOGUE, POSSO ELIMINAR OU LIMITAR INTERVENÇÕES E COMENTÁRIOS………MAS NÃO O FAÇO.

    CONTINUA

    ResponderEliminar
  11. CONTINUAÇÃO
    AVANÇANDO:
    O MEU AMIGO ESTAVA NUM DIA MENOS BOM QUANDO REFERIU QUE QUASE NADA HAVIA DO SUL.
    NÃO REPAROU QUE NO QUADRO DE HONRA DESTE BLOGUE, (GALERIA DOS PIONEIROS) ESTÁ LÁ O CRP Nº5.
    NÃO SE APERCEBEU DA FOTO DOS “VELHOTES LIGHT” EM 8/11 QUE É UM ALMOÇO DA RAPAZIADA DO SUL? ……………POR ACASO OS DO NORTE NÃO TÊM NENHUM ALMOÇO DO “NORTE”.
    ATLETISMO? (EM REPRESENTAÇÃO DO CRP 5) VEJA UMA FOTO PUBLICADA EM 17/9, CEDIDA PELO RIBAS.
    NÃO SE ESQUEÇA TAMBÉM DE CONSULTAR EM 17/6 OS PELÉS DA ENCARNAÇÃO.
    CICLOTURISMO? O CRP Nº5 TAMBÉM DEU SINAIS DA SUA VITALIDADE CONFORME PROVA A FOTO PUBLICADA EM 11/6.
    SERÁ QUE LHE PASSOU DESPERCEBIDO O QUE FOI PUBLICADO EM 12/5 SOBRE UM ESPECTACULO DE VARIEDADES? LEU OS MEUS COMENTÁRIOS?
    EM 5/5 PUBLIQUEI IMAGENS DAQUILO QUE FOI UMA DAS MELHORES COISAS QUE SE FIZERAM NO BAIRRO. TECI NA ALTURA OS MAIORES ELOGIOS……….O SENHOR SABE ONDE MORAVA O COUTINHO?
    NÃO DEU CONTA DAS REFERÊNCIAS QUE SÃO FEITAS AO CAFÉ MODESTE E À CASA SILVA?

    COMO LHE DISSE ISTO FAZ-SE DAQUILO QUE ME ENVIAM.
    PARA ENRIQUECER ESTE BLOGUE FICO A AGUARDAR O ENVIO DAS SUAS RECORDAÇÕES OU MEMÓRIAS, PARA NA SUA OPINIÃO, EQUILIBRAR NORTE E SUL.
    COMO CERTAMENTE VERIFICOU, NO QUE ESTÁ AO MEU ALCANCE NÃO FIZ QUALQUER DIVISÃO, SENÃO VEJA-SE:
    ABORBOLETA (MAQUETA DO BAIRRO) NÃO FOI DIVIDIDA AO MEIO.
    A ALAMEDA ESTÁ INTEIRINHA (Á DIREITA E Á ESQUERDA).
    A GREJA ESTÁ INTEIRA, O QUARTEL DOS BOMBEIROS TAMBÉM.
    CERCA DE 80% DAS FOTOS PUBLICADAS SÃO DA ESCOLA: OS MENINOS E AS MENINAS DO NORTE E DO SUL NÃO ESTÃO PINTADAS DE CÔR DIFERENTE.
    A SEGUNDA QUESTÃO REFERE-SE AO ELOGIO QUE É DADO A TODOS OS QUE PARTICIPAM NESTE BLOGUE. TODOS……DIGO BEM….TODOS SABEMOS QUE DE MÉDICOS, PARVOS E TOLOS TODOS TEMOS UM POUCO………E NÃO É TÃO POUCOCOMO ISSO!
    ENTÃO DE PARVOS…… MEU DEUS!!!!
    MAS EXISTEM UNS QUE EM “ESPAÇO TÃO PEQUENO CAIBA TANTA PARVOÍCE”. OUTROS HÁ QUE POR MUITO ESPAÇO QUE TENHAM NÃO CONSEGUEM CRIAR UMA PARVOÍCE”.
    OS PRIMEIROS SÃO INTELIGENTES, TÊM PODER DE SÍNTESE SÃO CRIATIVOS. APENAS TÊM UM DEFEITO POR SEREM DEMASIADO TOLERANTES; --- DIALOGAM COM OS SEGUNDOS.
    EU GOSTAVA DE LHE TER RESPONDIDO POR MAIL INDIVIDUAL, MAS COMO NÃO DEIXOU QUALQUER IDENTIFICAÇÃO, TENHO DE O FAZER POR ESTA MESMA VIA
    OH NELINHOS, NELSON, CARMONA, FERNANDO OU XERIFE.
    DE FACTO COM TANTOS NOMES, NÃO CONSIGO RECORDAR-ME QUEM ÉS TU………DESCULPE …VOCÊ!
    QUEM É O SENHOR.? EM VEZ DE TER PERTENCIDO AO CONJUNTO DO GENTIL, SE TIVESSE PERTENCIDO AO MARINO MARINI, OU AOS CONCHAS, TALVEZ ME RECORDASSE.
    SABE QUE EU ACHO QUE NUNCA ESTEVE INSERIDO NO BAIRRO DA ENCARNAÇÃO!?!? ESTEVE LÁ MAS NUNCA LÁ ESTEVE!!!
    CONHECI MUITOS NELSON NO SUL E NO NORTE……..MAS ESTE……JULGO QUE NÃO. QUAL SERÁ A IDADE DELE? NAS FOTOS DA ESCOLA ONDE ELE ESTÁ?.....OU NUNCA LÁ ESTEVE?

    ResponderEliminar
  12. Oh Vasco !

    Em relação à mensagem do Sr. Nelinhos, de repente senti-me no West Side Story, entre os Jets e os Sharks...Ainda bem que não me chamo Maria!
    Quanto à minha localização...sou do Bairro Sul!
    Mas olhe que reparei agora na imagem de Abertura do Blogue e realmente há qualquer coisa contra o lado Sul...já reparou que nesse lado quase não há árvores??!!??

    Um abraço amigo

    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Cara Isabel
    Esse comentário às árvores tem tanto de subtil como revela uma sensibilidade que me deixou esmagado...(risos).
    Gostava de salientar que o meu pai que era morador na rua do Poço Coberto, foi um dos fundadores do CRP nº 5, cuja sede era no mesmo edifício da padaria situada na circular Sul, onde hoje estão os TLP. Ali formou uma equipa de Volei com gente do BAIRRO DA ENCARNAÇÃO (Norte e do Sul) e onde além de orientador era também jogador. Igualmente jogou ping-pong nos campeonatos da FNAT. Só muito mais tarde e com grandes empenhos conseguiram terrenos e verbas para construir a sede que hoje congrega a ACDEO.
    Um abraço a todos
    João Cláudio GM

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de fazer o seguinte comentário: quem visita este blogue dá-se conta de que, embora aborde vários temas, se baseia, na sua maior parte, em fotos da escola primária pública que são enviadas ao Vasco. E nenhum dos "Miúdos do Bairro da Encarnação" tem culpa de que a escola se situasse exactamente na zona Norte. E portanto, praticamente todos passaram por ela, quer os "Miúdos" do Bairro Norte, quer os do Bairro Sul, quer ainda os que habitavam nas redondezas, e que não tinham outro sítio onde aprender. Daí que são poucos os "Miúdos" que não guardam, pelo menos, essa recordação da zona Norte.
    E, de facto, seria interessante que o Sr. que classificou este blogue como "muito engraçado mas bastante tendencioso" enviasse ainda ao Vasco, para publicação, uma foto da classe onde andou, até para o podermos também localizar "no espaço e no tempo" como "Miúdo da Encarnação".
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  15. Nelinhos, és o Fernando "Gordo" das guitarradas com o "Gentil e seus Cometas"? Qu'é feito da guitarra? E do bom humor? Ainda tens únhas? O Bairro é só um. (ponto final). Toma lá um abraço e vai buscar as fotos ao baú.
    David Coutinho

    ResponderEliminar
  16. Oi, sou a Olga e apesar de não ser do Bairro da Encarnação, como sabe, andei lá na escola, e só estou aqui hoje para lhe dar os parabéns pela resposta ao Nelinhos. É pena que estas coisas acontecem e hajam pessoas que não saibam e nem façam por saber o valor de uma boa recordação da juventude. Obrigado mais uma vez por ter começado este Blog.

    Volto a frisar, não sou do Bairro, mas sinto-me como se fosse.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Boa Vasco, gostei da tua resposta ao Nelinho, esse nunca jogou á carica devia ser gente fina.
    Continua com as tuas (nossas) parvoices...........

    ResponderEliminar
  18. Sei muito bem quem é o Fernando. Fomos companheiros de muitas brincadeiras quando eramos miúdos Já adolescente, costumávamos manter um certo contacto, incluindo no nosso grupo o Teófilo.
    Depois foi o tempo dos conjuntos musicais, em que o Fernando pertencia ao conjunto do Gentil.
    Na circular Sul, lembro-me de bons rapazes daqueles tempos: o Hipólito (e a sua irmã Suzete), os irmãos Zé e Chico, mais o Mendonça ( e a sua irmã Luísa), o Artur, os irmãos Coutinho (um deles era o David, o outro não me lembro do nome), o Gentil e outros de quem não me lembro os nomes.
    Apesar de viver no lado Sul, sempre senti o bairro como um só.
    Claro que circulava mais no lado onde vivia, mas isso é natural.
    Para quem não conhece o Fernando, ele sempre foi um bem disposto e um grande gozão. A sua deixa neste blogue, só pode ter sido uma gozação sem rancor.

    António Pedro (do lado Sul, da rua da Quinta do Morgado)

    ResponderEliminar
  19. Por lapso indiquei a minha última residência no Bairro , Circular Norte 12,quando na realidade é o Nº 30(12 era antigo lote).

    ResponderEliminar
  20. OLÁ RAPAZIADA, NEM CALCULAM COMO ESTOU CONTENTE DE ME TEREM RESPONDIDO, ESTÃO MUITO VIVINHOS DA COSTA ISSO É (PORREIRO PÁ). SR. VASCO NEM PELA FOTO CONSIGO RECORDAR-ME QUEM É, OS ANOS PASSAM E A MEMÓRIA JÁ NÃO É A MESMA ESTÁ UM POUCO FATIGADA COITADA. MAS EU SOU O FERNANDO GORDO MOREI NA RUA DA QUINTA DO MORGADO, LOTE 51, 1.º ESQ. SÓ O MEU COMPANHEIRO ANTÓNIO PEDRO, E O DAVID COUTINHO COSEGUIRAM TOPAR QUEM EU SOU, MOREI NESSE BELO BAIRRO 50 ANOS AGORA ESTOU COM A MINHA FILHA E OS MEUS DOIS NETOS E GENRO A MORAR EM ODIVELAS.
    PESSO DESCULPA SE OS ACORDEI MAS ESTAVAM A PEDILAS HEHEHEHEHEHEHE.!!!!!!!!!!!!!!
    PARA MAIS INFORMAÇÃO COMO MANDEI ISTO PELO GOOGLE
    APARECE COMO NOME NELINHOS.
    PORTANTO AQUI VAI A MINHA IDENTIFICAÇÃO COMPLETA NÃO TENHO MEDO NE NINGUEM HEHEHEHEHEHE.
    FERNANDO NELSON PEREIRA CARMONA
    63 ANOS DIVORCIADO B.I. N.º 4659719
    nelson.carmona@sapo.pt
    nelson.carmona1@gmail.com´
    TÓ PÊ DIZ-ME QUALQUER COISA, HÁ MIL ANOS QUE NÃO NOS FALAMOS NEM NOS VIMOS.
    E A SAUDADE TEM DOR.
    PARA TODOS UM ABRAÇO DO GORDO PARA O NORTE/SUL.

    ResponderEliminar
  21. SR. JOÃO CLÁUDIO GM:
    O CRP N.º5 QUE FICAVA NO EDIFICIO DA PADEIRIA É AGORA O MINIPREÇO E ONDE ERA A SEDE PERTENÇE JÁ A UNS BONS ANOS AO EXTERNATO JOÃO XXI. OS TLP SEMPRE FORAM ONDE ESTÃO. CUJAS ARCADAS ERA A SALA DE ESPERA DA MALTA PARA IR AO CINEMA (BARRACÃO) QUANTAS SAUDADES COMO A MALTA ERA FELIZ COM TÃO POUCO.
    NÃO MAÇO MAIS. UM ABRAÇO DO GORDO.
    nelson.carmona@sapo.pt
    nelson.carmona1@gmail.com

    ResponderEliminar
  22. D. ISABEL PEREIRA:
    ESSA DAS ÁRVORES É QUE EU NÃO PERCEBI NADA,
    NO LADO SUL.
    PARA SUA INFORMAÇÃO D. ISABEL EU INFORMO:
    EU MESMO CONTEIAS E TINHAMOS TANTAS COMO NO LADO NORTE. IGUALZINHO MESMO.
    DE: NELSON CARMONA COM O DEVIDO RESPEITO OS MEUS SINCEROS CUMPRIMENTOS.
    nelson.carmona1@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. DO NELINHOS PARA TODOS OS VIVOS QUE RESPONDERAM
    AGORA SIM ISTO É UM BLOGUE COM INTERESSE PELO MENOS TEM VIDA PORREIRO PÁS.
    OLHEM LÁ O 25 DE ABRIL JÁ FOI Á MAIS DE 30 ANOS
    QUANDO RESPONDEREM A ALGUEM MESMO QUE ELE NÃO MEREÇA ASSINEM O QUE ESCREVEM TEM MEDO DE QUÊ SRS. ANÓNIMOS.
    PARA O SR. ANÓNIMO DAS CARICAS VOU PÔLO AO CORRENTE DO PASSADO.
    EU NUNCA JOGUEI Á CARICA NA MINHA VIDA, OS MEUS PAIS COMO TINHAM DINHEIRO PAGAVAM VINTE CINCO TOSTÕES A UM MENINO QUE POR ACASO SÓ POR ACASO MORAVA NA PARTE NORTE DO BAIRRO PARA ELE JOGAR POR MIM PARA EU NUNCA ME ABAIXAR NEM SUJAR OS JOELHOS. QUANTO AO ANDAR AÌ NA ESCOLA TENHO A INFORMA-LO QUE NUNCA ANDEI EM ESCOLAS DA CÂMARA
    EU NUNCA FUI POBRE. HEHEHEHEHEHEHE.
    JÁ ESTA REPOSTA TODA A VERDADE.
    UM ABRAÇO DO GORDO NELSON CARMONA
    nelson.carmona@sapo.pt
    nelson.carmona1@gmail.com

    ResponderEliminar
  24. Só mais uma resposta ao Sr.Nelson Carmona.
    Se não percebeu "nadinha das árvores", eu também não gostei da "gozação" da sua primeira intervenção ! (principalmente não conhecendo o Vasco , como diz não conhecer!)
    Ainda em relação às arvores, é só vêr a foto da página inicial, e "contar" as árvores do lado Norte e as do lado Sul...

    Sem mais comentários deste género

    Isabel Pereira

    ResponderEliminar
  25. José Carlos de Oliveira Ricardo23 de novembro de 2009 às 20:28

    Aqui vai mais uma resposta, para o" Nelinhos", que tanta gozação fez com os miudos do bairro Norte,mas há uma realidade se ele residisse na zona Norte, onde jogáva-mos mais ao bilas e ás caricas nas ruas, pois não eramos tão esquisitos como ele, ele passaria a ser o Fernando "Magro",HEHEHEHEHE pois aquilo além de ser dos jogos mais concorridos, entre ruas,como disse o Vasco, servia bastante para fazer-mos ginástica e manutenção, pois para nós naqueles tempos não eram precisos ginásios.
    Um abraço para todos os miudos do Bairro, e também para os que residem agora em Odivelas

    JOSÉ RICARDO

    ResponderEliminar
  26. Olá "Miúdos",

    Se o Sr. Nelinhos tivesse frequentado a Escola da Câmara, ou outra qualquer que fosse, provavelmente não daria tantos erros ortográficos.

    Beijinhos

    Sandra

    ResponderEliminar
  27. OLÁ BOM DIA A TODOS:
    PEÇO DESCULPA SE OS ACORDEI PARA A BRINCADEIRA
    A MINHA INTENÇÃO FOI SÓ MEXER CONVOSCO, A MALTA DANTES ERA MAIS BEM DISPOSTA E EU NÃO MEDI QUE AS PESSOAS NÃO SÃO OBRIGADAS A GOSTAR DE TUDO QUANTO DIGO OU ESCREVO COM ERROS.
    EU CONTINUO A TER UMA DISPOSIÇÃO COMO SEMPRE TIVE
    E DANTES A RAPAZIADA ADORAVA AS MINHAS DOIDEIRAS.
    POR TUDO ISTO PEÇO DESCULPA A TODOS E PROMETO NUNCA MAIS VOLTAR A ESCREVER NADA NESTE BLOGUE.
    ESPERO QUE ACEITEM AS MINHAS DESCULPAS, DESEJO LONGA VIDA A TODOS COM SAÚDE E SOBRETUDO ALEGRIA
    MUITA ALEGRIA. NÃO DEVEMOS SÓ RIR COM AS PESSOAS QUE CONHECEMOS, RIR É SALUTAR E DÁ SAÚDE TALVÊS POR ISSO EU ESTEJA SEMPRE BEM DISPOSTO EU ACHO QUE A VIDA SEM GRAÇA NÃO É VIVER É VEGETAR.
    UM ABRAÇO PARA TODOS.
    FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.

    NELSON CARMONA (Nelinhos)

    ResponderEliminar
  28. Tenho vindo a acompanhar este blog, que tão boas recordações me tem trazido e a todos vós agradeço. Hoje, a pedido da minha amiga Stella, vim dar uma espreitadela e muito triste fiquei! Então não era suposto " os miúdos da Ençarnação " servir para juntar amigos separados pela vida? Contar e mostrar coisas adormecidas nos albuns de recordaçõs? Qual não é o meu espanto, deparar-me com quase uma guerra de " ghetos " ou clãs se preferirem, por alguém com muita ou nenhuma graça (sinceramente não percebi o nelinhos), talvez o meu sentido de humor não seja o mesmo, ter tentado deitar o rastilho
    ( que condeguiu, diga-se em abono da verdade ) e todos vós amigos terem deixado que ele se acendesse...Vasco, penso que não o conheço e lamento-o, pois vejo que continua a ser um miúdo do bairro, como eu a miúda e tantos outros como nós, que amamos o lugar que nos viu crescer. Parabéns pelo que tem feito, continue,não deixe que qualquer "virus" se entremeta na sua obra tão digna e bonita.
    O meu nome pouco lhe dirá, e eu muito menos, pois vivi na Encarnação até aos 16 anos, mas a minha mãe Rosinda, contínua da escola dos rapazes, certamente se recordará!
    Força!
    Um abraço a todos os "miúdos"
    MILU

    ResponderEliminar
  29. Tenho uma proposta a fazer!
    Esqueçam a primeira postagem do "nelinhos", que como eu disse sempre foi um grande gozão (brincalhão), e que infelizmente, foi interpretada à letra.
    Quanto a ti, meu grande malandreco (Fernando Nelson),não desistas assim de nos acordar, porque os "velhotes" têm uma tendência natural para se deixar adormecer.
    Volto a repetir - O NOSSO BAIRRO É SÓ UM - Isso do norte e do sul é só uma questão geográfica.
    As nossas cowboyadas, não tinham limites, pelo menos dentro do bairro, porque a fronteira de Moscavide "era perigosa"...
    Um abração para todos, os que tive a felicidade de conhecer, mas também para aqueles e aquelas que não tendo conhecido viveram naquele "espaço" abençoado.
    António Pedro

    ResponderEliminar
  30. MIÚDOS:
    VOU VER SE CONSIGO ESCREVER SEM ERROS SE NÃO LEVO OUTRO RASPANETE DA D. SANDRA. OBRIGADO TÓ-PÊ
    POR TERES VINDO EM MEU SOCORRO, JÁ TE AGRADECI PESSOALMENTE MAS PARA NÃO JULGAREM QUE SOU UM MAL AGRADECIDO VOLTO AGORA A ESTE BLOGUE, NÃO PARA OS VOLTAR A ACORDAR, PORQUE FUI MAL COMPREENDIDO OU TALVÊS POR VAIDADE MINHA JULGAR QUE TODOS ME CONHECEM, NÃO FOI POR MAL MAS EU CONFESSO DEU-ME UM GOZO QUE NÃO CALCULAM. OLHA VASCO, O HIPÓLITO DIZ QUE NO FILME QUE TE DEU ESTÁ LÁ UMA FOTO MINHA NO CONJUNTO (GENTIL E SEUS COMETAS) E OUTRA JÁ COMO FADISTA, VÊ LÁ SE ASSIM VÊS QUEM É O MENINO. PARA TODOS OS PUTOS DO BAIRRO, UM SANTO E FELIZ NATAL E UM BOM ANO NOVO COM MENOS IMPOSTOS. DO NELINHOS MIL BEIJOCAS.

    ResponderEliminar
  31. Olá Sr. Nelinhos,

    Ainda bem que voltou ao Blogue e desta vez com outra abordagem. Ésempre bom poder contar com mais um Amigo.

    Aproveito também para vos desejar a todos um Santo Natal e dizer-vos que este Blogue é, provavelmente, um dos mais giros que já vi.

    Beijinhos a todos.

    Sandra

    ResponderEliminar