27/10/2009

A HISTÓRIA TAMBÉM SE FAZ DE RECIBOS

A nossa amiga BÉ, ao fazer a limpeza de algumas antiguidades, descobriu estes três papelinhos!!!! E que papelinhos!!!!São dois recibos, e um panfleto publicitário. Este e um dos recibos são do Sr Januário. O outro é do Sr. Pavoeiro. Agora perguntam alguns: Mas quem é o Sr Januário e o Sr Pavoeiro?? Eu vos digo, que foram duas pessoas muito importantes no mundo do Bairro.Alguns dirão que será exagero, mas com um pouco de boa vontade, poder-se-à dizer que, o Bairro seria outro se não tivéssemos um Pavoeiro, um Januário, uma Casa Silva ou um Café Modesto. O Sr. Januário ( para além de ser o pai de dois dos meus grandes amigos) era um construtor respeitado, que construiu muitos dos prédio ditos "comerciais" do nosso Bairro, morava no primeiro andar do prédio onde se situa hoje o Café Estrela da Encarnação. Ao lado morava uma outra família também muito emblemática do Bairro, a saber; a família Rodrigues ( do Ti Rodrigues da estância, esposa, e os filhos Xico Maria do Carmo e Maria Luiza). Ainda hoje lá mora uma das Filhas (Maria Luiza). O Pavoeiro, era um homem, que não residente no Bairro, fazia deste a razão da sua vida, não só pelo seu empreendedorismo, mas sim pelo seu carisma. E voltamos ao Café Estrela. Antes era a Leitaria Pavoeiro (Tinha um Café - que era o ponto de encontro dos miúdos e dos nossos pais - uma sala de Bilhar e mais nas traseiras um depósito de Leite da UCAL. Era um homem dos sete ofícios. Actuava em diversas áreas. Ainda hoje nos lembramos de muitas histórias passadas com ele ou no seu Café. Mas estes homens também não trabalhavam muito baratinho para a época. Só por um degrauzito vejam quanto o Pavoeiro cobrou, e só por assumir responsabilidade olhem para o recibo do Januário!!! Se calhar por ser tão caro é que estes recibos chegaram aos dias de hoje!! Enfim tudo isto é história.

2 comentários:

  1. E com muito orgulho que aqui vejo 2 papeis de uma PESSOA tao importante na minha VIDA o MEU AVO JANUARIO COPETO um ABRAÇO COM MUITO CARINHO PARA ELE DO NETO QUE NAO O ESQUECERA NUNCA....PAULO COPETO

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Sr. Vasco Mota, venho desta forma agradecer a sua presença bem como do Sr. Maravalhas no velório do meu avô Januário Copêto que faleceu na passada 5ª Feira dia 12 de Agosto.

    Muito obrigado!

    Filipe Copêto

    ResponderEliminar