03/08/2009

O HOQUEI NO BAIRRO DA ENCARNAÇÃO

O Hóquei, no Bairro, sempre foi uma modalidade muito praticada, pois isso justifica-se porque foram os tempos áureos das Selecções Nacionais da modalidade. Neste Blogue a 3 de Maio publiquei, o que penso ter sido,no Bairro, a primeira foto de uma equipa de hoquei. Os sticks eram talos de couve e troncos de oliveira. Foi por essa altura que eu, o Carlos Copêto, o António Copêto e o Jaime Lagrange, que na arrecadação da sua casa, "fundamos" os "5 miúdos da Encarnação". O tempo foi passando, e a equipe de 30 Agosto de 53 (publicada no blogue a 21 de Maio),ainda são os "5 Miúdos" embora com o equipamento do Atlético e já com sticks a sério. A Fotografia publicada no blogue a 27 de Maio de 2009, é de Novembro de 53, e continuam os "5 Miúdos". Mas como nós sabíamos acompanhar "os mercados" "a globalização" "a rentabilidade" etc etc e ainda talvez para economizar nos impostos, em dado momento, decidimos em reunião plenária: Os 5 Miúdos do Bairro da Encarnação não acaba, mas muda de nome, e a partir daí passou a chamar-se "HÓQUEI CLUBE DA ENCARNAÇÃO". Agora já tudo era muito mais a sério. Já tínhamos ambições. Tomo a liberdade de publicar uma série de três fotos de uma deslocação nossa a Almada para jogar com o Almada Atlético Clube em 26 de Julho de 1959. Na foto à civil estão Fiúza, Avelino, António Artur, Hélder, Vasco, e o Zé da Farmácia que foi sempre o nosso massagista. Na fotografia de "campo" temos :em pé, António Artur, Hélder, em baixo, Jorge Teixeira, Fiúza, Vasco, e o Zé (massagista). A outra foto representa uma fase do jogo. Já agora para se ter uma noção da evolução não se esqueçam de consultar no blogue a "Inauguração do Parque França Borges" o primeiro tema do blogue.

2 comentários:

  1. Amigo Vasco, um grande abraço do jaime lagrange, foi sem querer q apanhei o teu blog, e fiquei feliz por saber q ainda há quem se recorde dos amigos. Bons tempos aqueles....
    vou contactar contigo pelo Gmail. Chau

    ResponderEliminar
  2. Das duas uma, ou enveredas-te pelo curso de professor,e exerces, ou então ficaram-te marcadas aquelas palestras das aulas de antigamente. Pedagogia pura, era a q se praticava na altura, mas o respeito (medo???) que tinha-mos leváva-nos a aceitar +- bem tudo e todos. Será que concordas.
    Um abraço do velho amigo
    Jaime Lagrange

    ResponderEliminar