17/06/2009

Os Pelés da Encarnação

Factos são Factos. As Fotografias são factos registados, e as notícias são factos ocorridos. E cá está mais uma prova do valor da miudagem de então. O Carlos Felix, foi descobrir um recorte do extinto Diário Popular (jornal dos mais lidos à época) de 17-8-59, em que é feito destaque às quatro equipas finalistas de um torneio organizado pelo Sporting Club de Portugal, disputado por 24 equipas formadas por miúdos entre os 10 e 14 anos. Claro que os putos do Bairro ficaram bem classificados; Um honroso 2ºlugar, porque foram batidos na final por 1-0. (Se calhar o golo até foi de penalty por uma falta que não existiu. Nessa época não se podia recorrer, e os apitos não eram dourados mas sim de lata!!). Parabéns aos Girondinos do Alto do Pina, que ficaram em primeiro lugar. Esta iniciativa do SCP, teve um êxito extraordinário, e teve também o mérito de descobrir muitas vedetas que mais tarde fizeram parte da equipa principal dos "Leões". A nossa equipa era constituida por:Vladimiro, Mira, Telmo, Madeira, Camara, Soares, Pinto, Brilhante e Felix, e ainda o Guarda Redes Mário Ribeiro. Estes dois últimos, foram distinguidos pelas suas capacidades futebolisticas, comprovadamente demonstradas por ter sido a defesa menos batida. Uma referência especial para o treinador que foi o também jovém Jorge Manuel Soares, que também foi um campeão Nacional nos juniores do SLB

1 comentário:

  1. Assisti à final. Na rua do Passadiço perto do Ateneu Comercial. Perdemos por 1-0 e o golo foi limpo. Nem foi de penalty. Do Jorge Soares - o treinador - nunca mais o vi desde que saí do Bairro no princípio dos anos 60. Mas, no SLB e até ter o acidente que lhe roubou uma vista, era um exímio jogador de cabeça. Punha as bolas onde queria. Diziam (os entendidos claro está) que seria um segundo José Águas. Quanto aos efeitos da derrota, havia lágrimas no balneário. Muitas lágrimas. Sobretudo o Telmo - por alcunha o Coronel - que chorava baixinho porque a voz "tinha-se ido" de tanto "berrar" durante o jogo.
    Lembra-me que ao pé de mim na bancada estava o Jaime Castro (mais conhecido pelo Jaiminho)que, durante o jogo, muito "barafustou".

    ResponderEliminar