06/06/2009

AS MENINAS DE HOJE E DE SEMPRE

Aqui temos mais três fotografias das nossas meninas. Mas que raio é que lhes faziam, que as miúdas eram sempre giras!!!....SÃO DA ENCARNAÇÃO... A colectividade feminina mobilizou-se e aqui estão as suas relíquias....e nossas. A Prof D Elisa e a aux D Beatriz estão a apadrinhar a classe de 53. A Foto abaixo é de 1952, e já lá estava a D Beatriz.A outra foto é de 22-06-1951, numa 2ª Classe.........e não sei mais nada. Quem souber .....diga. De facto os tempos, as pessoas e as vontades, mudaram muito!! Estas professoras, tinham que ensinar uma quantidade de alunas, que nos tempos de hoje seriam a dividir por 3. E saíam a saber lêr,interpretar, escrever, contar e até fazer contas sem auxilio de calculadora!!! Vejam bem, para quem não sabe, que até sabiam todos os rios de Portugal, e seus afluentes, idem idem aspas aspas de Angola e Moçambique. Aqui um amigo ao lado diz-me: Só isso?? E as linhas Ferreas, com os seus Apeadeiros e Estações? E as Serras de Portugal?? E os movimentos do Sol? Da Lua? A História de Portugal, com as malditas datas para decorar tudo na ponta da língua? Era o mil cento e não sei quantos, era o mil e não sei quê. O nome de todos os Reis, das suas mulheres e filhos, de batalhas .... OS TEMPOS ERAM OUTROS .......TALVEZ A COMIDA NÃO TIVESSE TANTO ADUBO QUIMICO. MAS QUERO ACREDITAR QUE AS PROFESSORAS ERAM MUITO COMPETENTES OU EM ALTERNATIVA AS ALUNAS ERAM MUITO ESPECIAIS.......... Com esta dose de ironia aqui vai um beijinho para todas.PARA AS PROFESSORAS E PESSOAL AUXILIAR TAMBÉM .

9 comentários:

  1. Amigoas

    Lá descobri mais três meninas.

    Na foto de baixo, na segunda fila a contar de cima, a terceira menina, da esquerda para a direita, toda sorridente e de lacinho branco na cabeça, é a Tina Aleixo, da Rua 3, irmã do tão conhecido Necas, Manecas, Aleixo...

    Na mesma fila, a quinta menina é a Mª Amélia, da Rua 23, que tinha uma irmã chamada Olinda.

    Na primeira fila, a segunda menina da direita para a esquerda, toda de branquinho, é a Fernanda Amaral, também da Rua 23.

    ResponderEliminar
  2. Vamos meninas. Sigam o exemplo da Bé. Identifiquem as vossas amigas e colegas

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui vai mais uma ajuda eu estou na foto do meio na 2.ª fila a contar do chão sou a 6.ª a contar da esquerda para a direita e chamo-me Maria Manuela Ferreira Alves tenho uma bata branca e o laço escuro (?)no cabelo, sou a irmã do Vitor Alves,à direita está a Maria Antónia Rodrigues e à esquerda a Célia ambas moravam na Rua 3, hoje a Maria Antónia mora na rua 23.Na ultima fila em pé uma alta com laço no cabelo é a Laura que ainda mora na Rua 27 (por detrás do jardim da antiga farmácia). É verdade eu ainda por cá mora no mesmo sitiu na Rua 21. Conheço mais mas fica para a próxima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela ,sera a mesma que eu penso...moras na rua 21 do principio da rua e tens um irmão chamado Vitor que esta em Sines ,e a tua casa faz quina com a casa da Elisabete,espero que sim ,diz qualquer coisa .Obrigada
      Pois é agora vi melhor a mensagem ,sim senhor es tu ,e agora estas a ver quem eu sou ?Como a vida é gira ,gira e vamos dar ao mesmo sitio .Beijos da Elisabete

      Eliminar
  4. Ora aí está. Mais uma informação. Continuamos á espera de mais informação

    ResponderEliminar
  5. Mª do Rosário Pacheco M. Alves Rita7 de dezembro de 2009 às 22:38

    A menina que está na segunda fila com um lacinho na cabeça chama-se Maria dos Anjos e morava na rua da Quinta do Morgado(camisola às riscas). Mora em Sacavém ,vou tentar entrar em contacto!

    ResponderEliminar
  6. 1ªfoto- 2ª fila a contar da frente da esq. para a dtª Arlete (Lecas da rua 22)
    fila sentadas 8ª Manuela.

    2ªfoto- 1ª fila de pé da dtª para a esqª a 2ª de oculos e fita na cabeça, Leontina, 2ªfla de pé a 8ª de golinha branca, a filha mais nova da professora Otília, 1ª fila da frente sentadas ao centro de camisola escura, Rosa Pinheiro.

    3ª foto - 1ª fila de pé encostas à porta as irmãs Rosa, Fernanda e Elvira, a 8ª de laço branco, Suzete Hipólito, (irmã do Hipólito que organiza os nossos almocinhos) fila da frente 7ª de golinha branca, Aidinha da rua 22, 8ª Isabel Barros (carecas da rua 20)

    ResponderEliminar
  7. Pois e ca estou eu novamente mais as minhas colegas.1 fila esq ,a segunda e a gabi ,a quarta e a Fernanda da rua 23.Na 2 fila,a quinta sou eu (elisabete )depois a pinguinhas e ao lado a cima a Julia.Na 3 fila ,a terceira e a Albertina,a Elsa e a Amelia da rua 23. Na 4 fila esta a Elisabete a Argentina ,e a ultima de laço grande era a Maria do Rosario que morava ao pe da esquadra.E são estas as minhas memórias se me lembrar de mais eu digo .Elisabete (elis171241@gmail.com)

    ResponderEliminar
  8. Na 1ª foto, no grupo de meninas que estão sentadas, está a minha irmã Henriqueta (Queta) com o vestido escuro com gola branca, morávamos na Rª 7 no nº 15.

    ResponderEliminar