16/05/2009

Primeira Escola de Natação do Bairro

Bem, meus senhores;
Isto é de surpresa em surpresa!!!
Agora aparece-me uma foto sobre lições de Natação.
Era em casa do Guimarães Marques, na R Poço Coberto.
O seu pai teve a genial ideia de ensinar os miúdos a nadar.
Vai daí, juntam-se uns tijolos, unem-se à parede, e aparece uma piscina olimpica.
Aquilo era um corrupio. Os miúdos e miúdas quase faziam fila para ir `"Escola de Natação"
Que bela ideia teve aquele pai. O beneficio não foi só para os filhos. Foi para estes e para todos os outros.
Vejam com cuidado todos os pormenores. Se necessário ampliem a imagem. Reparem num em particular: Um miúdo ( não sei quem é) a aprender a nadar preso a uma corda, que por sua vez é controlada pelo "personal trainer" ( modernisses) através dum gancho ou geringonça do género.
..............cuidado........ esta coisa de pais brincarem com filhos e fabricarem engenhos para a brincadeira de todos (incluindo os próprios pais) para as novas gerações deve querer dizer qualquer coisa como......... no tempo dos dinossauros..............
Felizmente a ASAE não estava lá. A Camara Municipal não exigiu licença. A Companhia das águas não elevou a tarifa, e assim se criou em alguns deles o gosto por actividades nauticas. Era assim. Tudo muito simples e nada complicado!!
Deliciem-se também com estas duas fotos.
Um abraço ao Gimarães Marques

4 comentários:

  1. Caríssimos
    O aprendiz de 6 anitos sou...EU.
    O personal trainer era... o meu pai!
    Havia dois postes de cada lado do tanque, unidos por um cabo de aço. À cintura do aprendiz de nadador passava um cinto ligado a uma corda que ia a uma roldana que corria no cabo de aço e assim lá ia o instruendo em progressão!
    Os outros iam vendo e aprendendo.
    João Cláudio Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  2. Delcioso!!!
    Estes e outros acontecimentos fazem-nos reconhecer como foi rica a nossa infância/juventude.
    Não tenho fotos (nessa altura fotografava-se muito pouco e temos apenas os registos das nossa memórias que são comuns aos miudos do bairro, mas esta foto levou-me a recordar os jogos da macaca, do mata, do saltar a fogueira, do descer a rua de carrinho de rodas e outros, na rua onde nada de perigoso acontecia a não ser uns joelhos esmorrados ou uma acesa discussão sobre quem tinha sido "morto" no jogo do mata. E, nessas belas recordações onde a nossa motricidade se desenvolvia gratuita e saudávelmente, eramos chamados para lanchar pela nossa mãe que, à janela, ia vendo se estavamos inteiros.
    Ando na pesquisa de algumas fotos que partilharei convosco, é só uma questão de tempo ... e de comprar um scanner.
    Um abraço a todos
    Maria Eulália

    ResponderEliminar
  3. Gostava de deixar aqui uma homenagem a uma prima minha, presente na imagem de baixo e que faleceu no passado dia 7 de Julho. É a que está atrás do Mário Augusto e ao meu lado. Chamava-se Isabel Maria e morou no nº 24 da Rua do Poço Coberto.
    É a lei da vida, ver desaparecer os amigos e parentes da nossa geração.
    Um abraço
    João Cláudio

    ResponderEliminar
  4. venho agora mesmo de encontrar este blog graças a un amigo de enfançia com quem guardei contact, que se chama Manuel joao FERREIRA:
    chamo me joao antonio de almeida RAMOS et morava na rua 26 n° 21 frequentei a escola primària até à 4a classe com o professor NEVES et,aos meus 12 anos partimos com os meus pais para France et,claro que 52 anos passaram et muitos nomes me esqueci mas, certas coisas, ao ler o vosso blog
    me vieram à memoire por exemplo o TEIXEIRA que estava na classe do professor NEVES era a minha classe pois guardei 2 amigos d'enfance o Manuel joao FERREIRA que mora em CARNAXIDE et o Fernando Manuel BORGES que era meu vizinho.
    lembrei me também do padre ARMINDO que nos fazia o catéchisme.
    pois tenho 64 anos et estou na reforma se alguém se lembra de mim me faria immense prazer de receber mails ""meu mail ja.ramos@orange.fr
    vou procurar nas ""velharias"" da minha mae pois me parece que ela tinha guardado photos da escola do bairro, et vous enviarei na proxime vez.

    muitas felicitations à pessoa que criou este blog pois foi com uma énorme émotion que o descobri :

    un grande abraço a todos os ""miudos do bairro""

    joao RAMOS

    ResponderEliminar