30/05/2009

escola D Júlia

Ora aqui temos nós mais uma foto de miúdos e miúdas, na escola. Esta "escola" era o que nós chamáhvamos a "Escola da D Júlia". Era também uma escola de muita qualidade. Nela se formaram imensos jovens. Nesta foto reconheço alguns/mas. Quem souber nomes não hesite. O enriquecimento da informação é sempre bem vindo. Passados mais de 50 anos, penso que chegou a altura de dizer : Muito obrigado D. Júlia e sua Equipe pelo que fizeram por esta juventude. P.S. Acabei o meu stock de fotos de escola.

9 comentários:

  1. Esta Escola, suponho que foi a resultante de uma associação entre a D. Júlia e a D. Lourdes que também dava aulas em sua casa, perto da antiga Esquadra da Polícia.
    A primeira escola da D. Júlia, se é certo o que penso, era em casa dela na rua 19 e foi lá que andei até à 3ª classe.
    Já fiz a 4ª nesta escola e quem me deu as aulas foi a D. Lourdes que, se bem me parece, também está na fotografia.
    Eu já não estou nesta fotografia mas recordo-me, perfeitamente, desta Escola que ficava no primeiro andar do bloco. Mas já em segunda localização. Se é certo o que digo o primeiro sítio ficaria ou por cima do estabelecimento de Fernando ou no do lado.
    Digam-me se estou errado.

    ResponderEliminar
  2. Vou investigar profundamente, e para a semana esclareço totalmente

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, também andei na escola da D. Júlia, mas na chamada "classe infantil" (antes de 1953, ano em que entrei para a escola primária). E sim, nessa altura esta escola era ainda na Rua 19, mesmo na residência da D. Júlia. É a única informação que posso fornecer.

    ResponderEliminar
  4. Eu também lá andei na infantil.
    Curioso é que na foto aparece a minha prima que faz hoje, 3 de Junho,67 anos. É a que está de laçarote no cabelo, à direita na fila mais de cima. À sua esquerda de faixa negra no braço aparece o Téu Barrela.
    João Cláudio GM

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está o esclarecimento, sobre a localização da escola da D Júlia, representada na foto.
    De acordo com informação devidamente credênciada, aquela foto é exactamente no local onde hoje o Fernando Perfeito tem a loja de electrodomésticos. (eu também não me lembrava)

    Fica assim clarificada a questão.
    Vasco

    ResponderEliminar
  6. Eu, também andei na Escola da D. Júlia Amaro Vidigal, mãe do Zé João e do Tó Zé, na Rua 19, mas entre 1956-1960, onde também estudaram, entre outros, o Jacques (Rua 21), a Isabelinha (Rua 21), o Zé Pedro Gomes (Rua 19), o João Matias (Rua 19), etc. A memória já vai ficando distante :)

    ResponderEliminar
  7. Oh Géna, faz-te seguidora deste blogue. São tão poucas as senhoras! E, já agora, o Zé Pedro Gomes a que te referes não era o da "Conversa da Treta", pois não? É que esse julgo que morava na Rua 7.
    Beijos
    Stella

    ResponderEliminar
  8. Também andei na escola da D. Júlia.No grupo de professoras falta falar na D.Mª Luisa, que morava na Alameda. Andei da infantil até à 3ª classe,depois,infelismente fui para um colégio interno e de freiras... Na fotografia estou à esquerda,junto aos rapazes sentados e tenho um laçarote na cabeça. Sou a Rita

    ResponderEliminar
  9. A Foto com identificação dos meninos e meninas, deve-se à boa memória da Manuela Casimiro, a quem todos agradecemos.

    Agora já podes ver como eras com 6,7 ou 8 anitos!!!

    Vasco

    ResponderEliminar